James Webb registra fotos de asteroide que não deve atingir a Terra em 2032; veja
Asteroide YR4 é o menor objeto observado pelo Webb e estava sob observação da agência espacial antes da ameaça ser descartada
O telescópio James Webb da Nasa registrou fotos do asteroide YR4, que chegou a ter 3% de chance de atingir a Terra em 2032. A porcentagem agora está reduzida a 0,0017%, e não é mais uma ameaça segundo a Nasa e a Agência Espacial Europeia.
Com as imagens, o telescópio estimou o tamanho do asteroide em aproximadamente 60 metros, altura de um prédio de 15 andares, de acordo com ambas as agências. O YR4 é o menor objeto observado pelo Webb e a ter seu tamanho medido diretamente pela imagem. As novas informações aumentam a compreensão da órbita e trajetória do asteroide.
O astrônomo Andrew Rivkin da Universidade John Hopkins afirmou ser “inestimável” a prática que o asteroide proporcionou. “Nos dá uma janela para entender o que outros objetos do tamanho do YR4 são, inclusive o próximo que pode estar a caminho.”
Asteroide YR4
A primeira estimativa de impacto do 2024 YR4 apontou uma probabilidade de 1,3% de atingir a Terra em 2032. Poucos dias depois, o número reduziu para 2,3% e depois 0,0017%, e segue nesse patamar.
O impacto, no entanto, pode sobrar para a Lua. A Nasa divulgou que existe 3,8% de probabilidade de atingir o satélite. Apesar da chance de choque, a agência americana afirma que não alteraria a órbita do astro.
De Maitê a Bruna: ‘nudes’ que marcaram a história da TV
Ramagem se manifesta pela primeira vez após fuga para os EUA
Aplaudido em evento no Planalto, Arthur Lira incomoda Motta e Alcolumbre
A próxima ofensiva da bancada negra para pressionar Motta
Braga elogia imposto sobre bets para financiar ações de segurança







