Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Marte e Júpiter parecerão mais próximos no céu nesta quarta-feira

Os dois planetas poderão ser observados em uma rara conjunção, embora estejam a milhares de quilômetros distantes um do outro

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 ago 2024, 09h34 - Publicado em 13 ago 2024, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na quarta-feira, 14, Marte e Júpiter poderão ser vistos muito próximos um do outro no céu. É o que os astrônomos chamam de conjunção planetária, um evento raro para quem acompanha os assuntos do cosmos.

    Na realidade, o maior planeta do nosso sistema solar e seu vizinho mais escuro e avermelhado estarão a mais de 575 milhões de quilômetros de distância em suas respectivas órbitas.

    Para os observadores aqui na Terra, especialmente quem estiver nas Américas, Europa e África, a distância aparente entre os dois planetas será menor que a largura de uma Lua cheia. As melhores vistas serão no céu oriental, em direção à constelação de Touro, antes do amanhecer.

    Do hemisfério norte, Marte e Júpiter serão visíveis de meia-noite até o amanhecer, acima do horizonte leste. Do lado debaixo do Equador, os planetas surgirão no nordeste pela manhã, algumas horas antes do nascer do sol.

    “Na verdade, a conjunção será visível de qualquer lugar do mundo, incluindo São Paulo, a partir das 3 da manhã, com melhor visibilidade por volta das 4 ou 5 horas”, disse Roberto Dias da Costa, professor e pesquisador do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). “Mas a visibilidade depende das condições meteorológicas, sendo necessário um céu limpo para uma boa observação, o que deve acontecer mais para o fim da semana.”

    Continua após a publicidade

    O evento pode ser observado a olho nu. Com binóculos, é possível identificar as quatro luas galileanas de Júpiter. Já os proprietários de telescópios conseguirão enquadrar os dois planetas de uma vez só — o que não é muito comum

    Desde 2018, os planetas não eram vistos tão próximos. E essa conjunção não acontecerá novamente até 2033, quando eles ficarão ainda mais próximos. O mais próximo nos últimos mil anos foi em 1761, quando Marte e Júpiter apareceram a olho nu como um único objeto brilhante. A previsão de algo semelhante acontecer é 2348.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco
    Continua após publicidade

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.