Módulo lunar privado Blue Ghost chega à Lua sem incidentes; veja vídeo
A sonda pousou nas encostas de uma antiga cúpula vulcânica em uma bacia de impacto no lado nordeste da face visível do satélite natural

Na última semana, a sonda Blue Ghost, da Firefly Aerospace, pousou na Lua, marcando um feito inédito para a exploração espacial. A alunissagem representa um marco, pois a startup se torna a primeira empresa privada a colocar uma nave espacial no satélite natural sem incidentes de qualquer tipo. Até então, apenas cinco países haviam alcançado esse feito: Rússia, Estados Unidos, China, Índia e Japão.
A sonda pousou nas encostas de uma antiga cúpula vulcânica em uma bacia de impacto no lado nordeste da face visível da Lua. Após o pouso, a Blue Ghost enviou as primeiras fotos da superfície lunar, incluindo uma selfie e uma imagem da Terra vista do espaço.
A Blue Ghost, batizada em homenagem a uma espécie rara de vaga-lume americana, decolou da Flórida em meados de janeiro e transportou dez experimentos para a Lua em nome da Nasa. A agência espacial americana investiu 101 milhões de dólares na entrega e mais 44 milhões de dólares na ciência e tecnologia a bordo. A missão faz parte do programa de entregas lunares comerciais da agência, que visa estimular uma economia lunar de empresas privadas concorrentes.
A missão da Blue Ghost tem como objetivo realizar diversos experimentos científicos e tecnológicos durante duas semanas, antes que o dia lunar termine e a sonda seja desligada:
- Análise do solo lunar: A sonda carrega um aspirador para coletar amostras de poeira lunar para análise.
- Medição de temperatura: Um perfurador medirá a temperatura do subsolo lunar a até 3 metros de profundidade.
- Tecnologia para eliminar poeira lunar: A Blue Ghost também possui um dispositivo para eliminar a poeira lunar abrasiva, um problema enfrentado pelos astronautas da Apollo.
- Navegação: Durante sua jornada à Lua, a sonda rastreou e adquiriu sinais dos sistemas GPS dos EUA e Galileo europeu, um avanço promissor para a navegação de futuros exploradores.
O sucesso da Blue Ghost abre caminho para outras empresas privadas que buscam oportunidades de negócios na Lua. A Intuitive Machines, sediada em Houston, planeja pousar sua sonda na Lua ainda esta semana. Outra empresa, a japonesa ispace, também está na corrida.