Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Nasa diz que James Webb está funcionando acima da expectativa; veja imagem

Telescópio ainda está em fase de ajustes antes de começar a operar completamente, mas resultados já são surpreendentes

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 mar 2022, 17h32

A Nasa, a agência espacial americana, anunciou nesta quarta-feira que o telescópio orbital James Webb concluiu a fase de “calibração fina” de alinhamento do espelho primário e que o resultado ficou acima das expectativas.

Para mostrar o quanto as ferramentas do James Webb são sensíveis, os pesquisadores da agência divulgaram uma imagem da estrela 2MASS J17554042+6551277. Inicialmente, o objetivo era apenas focalizar o astro para conferir se o alinhamento do espelho estava de acordo. Mas a capacidade óptica do telescópio é tamanha que as galáxias e outras estrelas localizadas ao fundo também apareceram na imagem.

“Há mais de 20 anos o time responsável pelo Webb começou o desenvolvimento do mais poderoso telescópio já enviado ao espaço. E criou um design óptico audacioso”, afirmou Thomas Zurbuchen, administrador do Diretório de Missões Científicas da Nasa em Washington. “Hoje, podemos afirmar que esse design vai entregar o que promete”.

Lançado em dezembro, o James Webb chegou ao seu destino final, a um milhão e meio de quilômetros da Terra, cerca de um mês depois, no final de janeiro. Teve início, então, o processo de alinhamento dos espelhos do observatório. Até agora, todas as etapas foram concluídas com sucesso e mostram que o telescópio vai contribuir muito para as pesquisas espaciais. Mas ainda faltam alguns estágios.

Nas próximas seis semanas, a equipe de pesquisadores vai continuar com os alinhamentos restantes antes de começar a calibrar as ferramentas científicas, como detectores infravermelhos. Um algoritmo vai analisar a performance de cada instrumento e calcular as correções necessárias. Por fim, a última etapa será dedicada a pequenos ajustes finos.

Quando finalmente estiver operacional, até o final de maio, o telescópio permitirá aos astrônomos olhar mais para trás no tempo do que nunca, desde quando as primeiras estrelas e galáxias estavam se formando há 13,7 bilhões de anos. De acordo com a agência americana, as primeiras imagens em alta definição do telescópio devem ser divulgadas entre junho e setembro.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.