Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nasa pretende enviar mulher pela primeira vez à Lua em 2024

O administrador da agência, Jim Bridenstine, disse esperar que sua filha, de 11 anos, possa se espelhar em astronautas mulheres

Por Da Redação Atualizado em 15 Maio 2019, 16h05 - Publicado em 15 Maio 2019, 02h13

A Nasa, agência especial dos Estados Unidos, pretende enviar uma mulher pela primeira vez à Lua em 2024, dentro do projeto Artemis, que também representará o retorno das missões tripuladas ao satélite da Terra.

O administrador da corporação, Jim Bridenstine, declarou em um ato com funcionários, transmitido pela internet, que gostaria que sua filha, de 11 anos, se veja refletida nos astronautas – uma mulher e um homem – que vão viajar para a Lua em 2024 e lembrou que, na década de 60, as jovens não tinham esse tipo de modelos de referência.

Nesta terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no Twitter a retomada dos voos a Lua e Marte.

“Sob minha administração, estamos restaurando a grandeza da Nasa e vamos retornar à Lua, depois a Marte. Estou atualizando meu orçamento para incluir 1,6 bilhão de dólares adicionais para que retornemos ao espaço”, escreveu Trump.

Bridenstine destacou “o grande voto de confiança” que o governo Trump depositou na Nasa com a concessão desses recursos adicionais. De acordo com ele, a viagem de 2024 será só o começo, já que o objetivo é ter uma presença contínua na Lua e mandar uma missão a cada ano.

Continua após a publicidade

Em março, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, ratificou o compromisso do governo Trump de retornar à Lua nos próximos cinco anos e prometeu que a primeira mulher e o próximo homem a pisarem no solo do satélite serão americanos.

O próximo mês de julho, aliás, será marcado pelo 50º aniversário da chegada do homem à Lua por meio da missão Apolo 11.

Durante aquela missão, que deixou a Terra em 16 de julho de 1969 e pousou quatro dias depois na Lua, os astronautas americanos Buzz Aldrin e Neil Armstrong conseguiram caminhar sobre a superfície lunar.

Continua após a publicidade

Em 2011, a Nasa pôs fim aos voos de suas naves espaciais e, desde então, depende da Rússia para levar astronautas à Estação Espacial Internacional.

Trump pediu em abril de 2017, três meses depois de assumir o cargo, que a Nasa acelerasse seus planos de exploração espacial, cuja meta é enviar humanos a Marte na década de 2030, para que um americano desembarque no planeta vermelho durante seu primeiro mandato ou, “no pior dos casos”, em um eventual segundo.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.