Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Novo aparelho usa salmoura para produzir oxigênio em Marte

O mecanismo, criado por cientistas dos Estados Unidos, simplificou o processo de eletrólise para fazer oxigênio em uma atmosfera que não o possui

Por Sabrina Brito 5 dez 2020, 16h33

Um novo estudo da Universidade de Washington (EUA) culminou na construção de um equipamento capaz de produzir oxigênio. O aparelho poderia ser útil em expedições humanas a Marte, e provou-se mais eficiente do que outros protótipos.

O dispositivo baseia-se no uso do perclorato de sódio (sal que que acredita existir em Marte), retirando moléculas de água do composto e originando oxigênio e hidrogênio. O método foi testado por meio de um experimento: os cientistas construíram um equipamento de eletrólise em condições parecidas com aquelas oferecidas pelo Planeta Vermelho. Uma reação química fez com que a salmoura dentro do dispotiviso fluísse pelo mecanismo e se dividisse em oxigênio de um lado e hidrogênio do outro.

A opção pela salmoura não é gratuita: no planeta vizinho, grande parte da água que não estiver congelada deve ser salgada — ou seja, a matéria-prima do novo método de produzir oxigênio é abundante em solo marciano.

De acordo com os pesquisadores, o aparelho gerou aproximadamente 25 vezes mais oxigênio do que o Moxie, aparelho criado para a missão Mars 2020 (realizada por uma sonda enviada a Marte) com o mesmo propósito.

Ainda assim, é preciso destacar que muitos estudos e testes devem ser feitos com o novo mecanismo. É importante, por exemplo, que ele seja duradouro e não estrague com o tempo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.