Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Primeira caminhada espacial privada deve acontecer nesta semana

Missão Polaris Dawn fará 40 experimentos para testar novo traje espacial e tecnologia de comunicação a laser

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 ago 2024, 12h12

Desde que países como Estados Unidos e China deram início a uma nova fase da corrida espacial, o papel e a responsabilidade das empresas privadas só tem crescido. Agora, elas ultrapassam um novo marco: pela primeira vez uma missão comercial contará uma caminhada especial. 

O lançamento, previamente agendado para esta segunda, 26, deve acontecer na manhã de terça-feira e tem o nome de Polaris Dawn. A bordo de um Falcon 9, da SpaceX, esse voo deverá ser mais alto feito por humanos desde as missões Apolo, que levaram humanos à Lua pela última vez, há mais de cinco décadas.

Financiada pelo bilionário Jared Isaacman, cofundador de uma empresa de processamento de pagamentos, a missão deverá durar cinco dias. A princípio a nave ficará em uma órbita que varia de 190 a 1200 quilômetros de distância da superfície terrestre, mas já no primeiro dia será elevada para uma órbita que atinge até 1400 quilômetros. A essa distância, cerca de duas vezes superior à da Estação Espacial Internacional, a tripulação deve passar algumas vezes por um cinturão de alta exposição à radiação, conhecido como cinturão de Van Allen. 

Além de Isaacman, também participarão da missão o coronel aposentado Scott Poteet, a engenheira Sarah Gills e a médica Anna Menon

Quais os objetivos da missão Polaris Dawn?

Um dos principais objetivos da missão como um todo, assim como a da caminhada espacial de cerca de duas horas, é testar o novo traje espacial desenhado pela SpaceX. “A ideia é aprender o máximo que pudermos sobre este traje e devolvê-lo aos engenheiros para informar futuras evoluções no design do traje”, disse Isaacman, em entrevista coletiva. 

Continua após a publicidade

Em benefício de futuras missões espaciais, a missão também será oportuna para a realização de cerca de 40 experimentos que, entre outros, devem medir o impacto da radiação e das caminhadas espaciais na saúde humana. Uma nova tecnologia de comunicação entre satélites também deverá ser experimentada nesta missão. 

Apesar de apenas dois dos astronautas realizarem a caminhada espacial, todos ficarão expostos a despressurização, já que toda a nave será aberta. O protocolo envolve um longo tempo de despressurização da nave antes da caminhada espacial, o que é essencial para evitar acidentes vasculares em decorrência do impacto do vácuo e da baixa gravidade nos gases que circulam no corpo. 

Por que a demora?

A missão faz parte do Projeto Polaris, financiado por Isaacman, e foi anunciada em fevereiro de 2022. A missão deveria ocorrer já no final daquele ano, mas atrasos no design do traje espacial, no planejamento da missão e no treino dos astronautas fizeram com o voo só ocorresse agora. Duas outras viagens devem se somar a esta posteriormente.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.