Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Primeira missão comercial está a caminho da Estação Espacial Internacional

Equipe de quatro civis selecionada pela empresa Axiom Space decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, pouco depois do meio-dia, horário de Brasília

Por Da Redação Atualizado em 8 abr 2022, 22h06 - Publicado em 8 abr 2022, 14h50

Nesta sexta-feira, 8, um foguete Falcon 9, da SpaceX, decolou do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, levando a primeira missão comercial, com astronautas civis, para a Estação Espacial Internacional (ISS). A equipe de quatro homens selecionada pela empresa Axiom Space subiu ao céu pouco depois do meio-dia, no horário de Brasília.

Nove minutos após o lançamento, o estágio superior do foguete colocou a cápsula da tripulação em sua órbita preliminar. Enquanto isso, o estágio inferior reutilizável do foguete, tendo se separado do resto da espaçonave, voou de volta à Terra e pousou com segurança em uma plataforma de pouso flutuando em um navio no Atlântico. Na transmissão, um tripulante disse: “Foi um passeio sensacional”.

Se tudo correr como planejado, o quarteto liderado pelo astronauta aposentado da Nasa Michael Lopez-Alegria chegará à estação espacial no sábado, após um voo de mais de vinte horas. A cápsula Crew Dragon, operada de forma autônoma, atracará no posto avançado em órbita a cerca de 400 quilômetros da superfície da Terra.

A SpaceX, empresa de foguetes fundada em 2002 pelo bilionário Elon Musk, estava no controle da missão de sua sede perto de Los Angeles. A Nasa, além de fornecer o local de lançamento, assumirá a responsabilidade pelos astronautas assim que eles entrarem na estação espacial para realizar oito dias de pesquisa científica e biomédica em órbita. A equipe do Ax-1 também realizará experimentos científicos a bordo da ISS, incluindo pesquisas sobre saúde cerebral, células-tronco cardíacas, câncer e envelhecimento.

A missão, que representa uma parceria entre Axiom, SpaceX e Nasa, foi apontada por todos os três como um passo importante na expansão de empreendimentos espaciais comerciais. “Estamos tirando os negócios comerciais da face da Terra e colocando-os no espaço”, disse o diretor da Nasa, Bill Nelson, antes do voo, acrescentando que a mudança permite que sua agência se concentre mais em enviar humanos de volta à Lua, a Marte e em outras explorações do espaço profundo.

Continua após a publicidade

O lançamento de sexta-feira também é o sexto voo espacial tripulado da SpaceX em quase dois anos, após quatro missões de astronautas da Nasa à estação espacial e o lançamento da missão Inspiration 4, em setembro, que enviou uma tripulação totalmente civil para orbitar pela primeira vez. Esse voo não atracou na ISS.

Embora a estação espacial tenha recebido visitantes civis de tempos em tempos, a missão Ax-1 marcará a primeira equipe comercial de astronautas a usar a ISS para o propósito pretendido como um laboratório de pesquisa em órbita.

A equipe de quatro homens da Axiom compartilhará o ambiente com sete tripulantes regulares da ISS pagos pelo governo – três astronautas americanos, um alemão e três cosmonautas russos.

Continua após a publicidade

Lopez-Alegria, 63, comandante da missão Axiom, nascido na Espanha, também é vice-presidente de desenvolvimento de negócios da empresa. O segundo em comando é Larry Connor, um empresário imobiliário e de tecnologia e aviador de acrobacias de Ohio designado como piloto da missão. Connor está na casa dos 70 anos, mas a empresa não forneceu sua idade exata.

Completando a equipe do Ax-1 estão o investidor filantropo e ex-piloto de caça israelense Eytan Stibbe, 64, e o empresário e filantropo canadense Mark Pathy, 52, ambos servindo como especialistas em missões. O voo faz de Stibbe o segundo israelense no espaço, depois de Ilan Ramon, que morreu com seis tripulantes da Nasa no desastre do ônibus espacial Columbia, em 2003.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.