A Nasa anunciou nesta sexta-feira, 16, que concedeu à empresa espacial privada SpaceX, do bilionário Elon Musk, um contrato de 2,9 bilhões de dólares para construir um foguete e levar astronautas à Lua já em 2024. A Blue Origin, de Jeff Bezos, e a empreiteira de defesa Dynetics Inc. perderam a concorrência.
A agência espacial americana fez o anúncio do contrato para a primeira viagem comercial à Lua, como parte do programa Artemis, em uma videoconferência. A Nasa disse que a sonda levará os dois astronautas americanos à superfície lunar.
“Devemos realizar o próximo voo o mais rápido possível”, disse Steve Jurczyk, administrador interino da Nasa. “Este é um momento incrível para se envolver na exploração humana, para toda a humanidade. Se eles atingirem suas metas, temos uma chance de voar em 2024”.
A Nasa disse que será necessário um voo de teste à Lua antes que os humanos embarquem na viagem. “Para podermos verificar todos os sistemas antes de nossa missão formal”, disse a jornalistas Lisa Watson-Morgan, funcionária da agência.