Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tubarão ameaçado pode estar se recuperando no Atol das Rocas

Local é visto por especialistas como um berçário seguro para essa população de animais

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h21 - Publicado em 13 out 2023, 02h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No início dos anos 2000, uma série de fatores fez com que a população de tubarão-limão diminuísse drasticamente no litoral brasileiro, o que o colocou na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Agora, de acordo com uma investigação feita por pesquisadores brasileiros, o número de indivíduos dessas espécies no Atol da Rocas, um grupo de ilhas no Rio Grande do Norte, parece estar se recuperando. 

    Segundo a observação feita por um grupo de cientistas do Instituto Oceanográfico e do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 2015, mais de 2300 tubarões-limão foram avistados na região, um número duas vezes maior do que o registrado em 2003. 

    Para dizer com certeza que a espécie está em recuperação mais observações precisarão ser feitas ao longo dos anos para entender se a tendência vai se manter. É provável, no entanto, que a observação reflita os resultados de medidas que foram tomadas para proteger esses animais. 

    De acordo com Ana Laura Tribst Corrêa, pesquisadora da USP e autora do estudo publicado nesta sexta-feira, 13, no periódico científico Ocean and Coastal Research, um tipo de caça predatória que retirava as nadadeiras do tubarão-limão foi proibida e experimentos invasivos que assustavam os animais diminuíram. É possível, contudo, que a observação tenha ocorrido em decorrência de uma flutuação natural no número de fêmeas em idade de reprodução. 

    Outras ameaças, como a poluição e a perda do habitat ainda não foram extintas, e, portanto, continuam colocando a vida desses e de outros animais marinhos em risco. Apesar disso, o trabalho revelou a importância do Atol para essa espécie, que encontrou na baía uma espécie de berçário seguro durante os meses de verão, quando o número de tubarões jovens e recém-nascidos aumenta consideravelmente. 

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.