Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Vídeo registra batalha épica entre tamanduá e onça na Amazônia

Câmeras da Reserva Biológica do Gurupi, no Maranhão, conseguiram registrar o exato momento em que os animais começam uma luta corpo a corpo

Por Da redação
Atualizado em 23 fev 2017, 15h15 - Publicado em 22 fev 2017, 12h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Onça e Tamanduá
    Imagens mostram tamanduá-bandeira intimidando uma onça-pintada que tentava atacá-lo em uma reserva do Maranhão (Youtube/Reprodução)

Um vídeo divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostra uma épica batalha entre um tamanduá-bandeira e uma onça-pintada – cena rara, considerando que esses grandes felinos costumam caçar presas menores. A luta foi registada por uma das 84 câmeras instaladas na Reserva Biológica do Gurupi, no Maranhão.

As imagens mostram o tamanduá avançando na onça, porém, o que acontece depois é difícil de prever. Os pesquisadores da reserva afirmam que não foi encontrado nenhum indício de que a luta teve um fim mortal para qualquer um dos animais. Por isso, eles acreditam que, ao que tudo indica, a onça fugiu logo em seguida, permitindo que o tamanduá seguisse seu caminho.

“Eu estava no escritório separando centenas de vídeos das câmeras – o que é legal, mas pode ser um pouco entediante depois da enésima gravação”, conta Elildo Carvalho, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), ao The Guardian. “De repente, essa imagem inacreditável aparece na tela. Eu me senti capturado pelo incrível vídeo. Assisti várias e várias vezes, depois liguei para meus colegas anunciando que eles veriam algo que nunca tinham visto antes.” Segundo ele, o vídeo só foi visto depois de um mês do ocorrido.

Espécies em declínio

Já é de conhecimento dos cientistas que onças-pintadas podem caçar tamanduás-bandeira. Porém, esses grandes felinos costumam preferir presas menores e mais fáceis de capturar. Além disso, como mostra o vídeo, tamanduás podem reagir aos ataques com suas garras afiadas, e qualquer movimento errado pode resultar fatal para o grande felino.

Mas não é apenas o tamanho e as habilidades de luta que tornam tamanduás presas improváveis. Esses animais são classificados como uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), o que significa que eles estão sob ameaça de extinção. A onça-pintada, comum nas florestas da Amazônia e na Mata Atlântica brasileira, também está com uma população em declínio, sendo classificada como uma espécie quase ameaçada.

Confira o vídeo divulgado pelo ICMBio:

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.