Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

A Origem dos Bytes

Por Filipe Vilicic Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Crônicas do mundo tecnológico e ultraconectado de hoje. Por Filipe Vilicic, autor de 'O Clube dos Youtubers' e de 'O Clique de 1 Bilhão de Dólares'.
Continua após publicidade

E-commerce: um setor forte contra a crise

Sim, a economia está péssima. Aos poucos, a crise começa a afetar também um setor que estava sofrendo pouco: o digital e tecnológico. Há receio, consequente de resultados menores do que o esperado, entre as maiores multinacionais da área com sede no Brasil. Em relatos off-the-record, funcionários apontam congelamento de vagas e diminuição de investimento entre […]

Por Filipe Vilicic Atualizado em 30 jul 2020, 23h43 - Publicado em 14 jan 2016, 15h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por que, na era dos robôs, vale ser calmo e empático no trabalho

    Centro de distribuição da Netshoes, em Barueri (SP), em imagem de 2012 (Crédito: Alexandre Battibugli)

    Sim, a economia está péssima. Aos poucos, a crise começa a afetar também um setor que estava sofrendo pouco: o digital e tecnológico. Há receio, consequente de resultados menores do que o esperado, entre as maiores multinacionais da área com sede no Brasil. Em relatos off-the-record, funcionários apontam congelamento de vagas e diminuição de investimento entre as grandes fabricantes e administradoras de software e hardware. Entretanto, com impacto menor do que o sofrido por outros segmentos.

    Continua após a publicidade

    Porém, ainda se trata de um setor que continua a crescer, mesmo que em ritmo desacelerado. Algumas da área até se mostram (ainda) imunes às más notícias brasileiras. Caso do Grupo Netshoes, que em breve divulgará seus resultados do ano passado, aos quais este blog teve acesso exclusivo.

    O Netshoes superou a marca de 3 milhões de downloads dos aplicativos de e-commerce Zattini e Netshoes. O número de usuários dobrou entre novembro de 2014 e o mesmo mês de 2015, registrando ainda um crescimento de 150% na taxa de conversão de vendas – ou seja, a quantidade e visitantes que efetivamente compram algo.

    O que justifica o crescimento em tempo de crise? Empresários e executivos da área concordam que, antes de tudo, este é um setor menos dependente de ações governamentais. Por isso, quando o cenário está ruim em Brasília, ele não é tão afetado.

    Continua após a publicidade

    No caso da Netshoes ainda se destacam outras vantagens. Primeiro, o esforço em aumentar a presença no mundo mobile, o de smartphones e tablets. Se em agosto do ano passado os acessos por meio de dispositivos móveis representavam 10% do total, hoje essa porcentagem é de 40% – com pico de 50% durante a última Black Friday, em novembro.

    Outro ponto a favor é que, diante da redução do poder aquisitivo do brasileiro, os clientes têm procurado por ofertas online – segmento em que a empresa atua. Por fim, houve ainda a sacada de tornar gratuito, sem cobrança do plano de dados das operadoras contratadas pelos usuários, a navegação móvel pelos sites de e-commerce. Sendo que a Netshoes foi a primeira varejista do mundo a adotar tal iniciativa.

    No meio de tantas notícias desesperançosas sobre a economia brasileira, raras boas novas surgem como alento.

    Continua após a publicidade

    Para acompanhar este blog, siga VEJA no Twitter e no Facebook.

    Também compartilharei as atualizações pelo meu Twitter, @FilipeVilicic, e por esta página pública no Facebook.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.