Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

A Origem dos Bytes

Por Filipe Vilicic Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Crônicas do mundo tecnológico e ultraconectado de hoje. Por Filipe Vilicic, autor de 'O Clube dos Youtubers' e de 'O Clique de 1 Bilhão de Dólares'.
Continua após publicidade

Os comentaristas olímpicos nas redes sociais (ou: a divertida Olimpíada das hashtags)

Já viu o vídeo da simpática chinesa que descobre, em uma entrevista, que ganhou a medalha de bronze na natação? E, na velocidade da era digital, certamente já se tornou “coisa do passado” os memes que surgiram enquanto rolava a abertura dos Jogos. Esta Olimpíada do Rio certamente perderia em dimensão, repercussão e diversão sem […]

Por Filipe Vilicic Atualizado em 30 jul 2020, 22h07 - Publicado em 12 ago 2016, 18h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Já viu o vídeo da simpática chinesa que descobre, em uma entrevista, que ganhou a medalha de bronze na natação? E, na velocidade da era digital, certamente já se tornou “coisa do passado” os memes que surgiram enquanto rolava a abertura dos Jogos. Esta Olimpíada do Rio certamente perderia em dimensão, repercussão e diversão sem as redes sociais. Mais do que isso: em diversidade. A sensação de “mesmice”, daqueles comentários de sempre, das pessoas de sempre, sobre as competições, que acabam por às vezes deixar o negócio um pouco enfadonho, não existe mais com Facebook, Twitter, YouTube e companhia. No mínimo, as disputas ficaram mais engraçadas.

    phelpsface

    Meme brinca com a “cara de bravo” do nadador (e já “lenda” do esporte) Michael Phelps

    Para se ter ideia, compartilho alguns números que demonstram a abrangência da Olimpíada do Rio nas redes: no Twitter, em um dia a quantidade de mensagens acerca do tema chegou à casa dos 13 milhões; no Instagram, foram 51 milhões de posts compartilhados tão-somente sobre a cerimônia de abertura; em um fim de semana, onze youtubers (dentre estrangeiros e brasileiros), que juntos somam 26 milhões de fãs, falaram dos Jogos a 2 milhões de espectadores. Tem desde vídeos ao vivo com garotas sambando, a um inglês mostrando a vista do Rio de Janeiro a partir de um passeio de barco e atletas conversando com fãs.

    Continua após a publicidade

    Como espectador da Olimpíada, umas das novidades que me chamou atenção são os comentaristas “diferentões” que surgiram nas redes. Um dos mais hilários é o australiano que atende pela alcunha de Ozzy Man e que, no Facebook, publicou, por exemplo, uma análise de cenas inusitadas da primeira semana dos Jogos (confira neste link).

    E, no meio de muita baboseira típica da internet, também há memes dignos de nota. Nos Estados Unidos, por exemplo, tornou-se viral a cara de bravo que Michael Phelps exibiu enquanto esperava para disputar os 200m borboleta. Uma série de montagens, muitas que geram honestas gargalhadas, foram feitas com a face irritada de Phelps. Para vê-las, como é de costume em Facebook, Twitter e cia., basta procurar pela hashtag já associada ao meme: #PhelpsFace.

    Para acompanhar este blog, siga-me no Twitter, em @FilipeVilicic, e no Facebook.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.