Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Alberto Carlos Almeida

Por Alberto Carlos Almeida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Opinião política baseada em fatos

O Brasil poderia ter desenvolvido sua própria vacina

Brasil acima de tudo depende de uma competência que Bolsonaro não tem, a de alguém com a vocação para a política

Por Alberto Carlos Almeida 19 jan 2021, 20h02

Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Quem desejava o Brasil acima de tudo, ou pelo menos acima de algumas nações, deveria imaginar que desenvolver uma vacina nacional poderia se tornar uma importante moeda de troca na diplomacia e no comércio internacional durante uma pandemia. China e Índia vislumbraram isso.

Acordos comerciais de exportação de vacinas e insumos para sua fabricação envolvem intrincadas negociações diplomáticas que vão além da esfera de influência da lei da oferta e da procura. É por isso que hoje a China pode negociar a vacinação da população brasileira em troca da adoção do 5G por nosso país e também motiva a Índia a não exportar para o Brasil os insumos da Coronavac porque o Brasil se alinhou contra a Índia na quebra de patentes de medicamentos na Organização Mundial do Comércio.

O Brasil tem massa crítica suficiente para ter desenvolvido sua própria vacina. Temos centenas de cientistas de ponta em universidades e empresas, todos eles conectados nacional e internacionalmente, absolutamente capazes de, por caminhos próprios, obter um imunizante para o coronavírus. Bastaria que tivéssemos tido recursos para a fase 3 de testes, a mais cara, a fim obter a vacina brasileira. Orgulho nacional e ufanismo à parte, ter uma vacina genuinamente brasileira nos ajudaria a barganhar com nossos vizinhos, Argentina e México em particular, inúmeras condições favoráveis em diversas negociações comerciais. Políticos que têm a vocação para a política sabem disso. Não é o caso de Bolsonaro.

Não ter desenvolvido a nossa vacina é resultado não apenas do negacionismo de um presidente que rejeita a ciência, mas acima de tudo de um político que não sabe para onde levar o país e que não faz a menor ideia do que seja poder de barganha, como obtê-lo e utilizá-lo no palco internacional. Para colocar o Brasil acima de tudo não basta vontade, é preciso capacidade. Não sendo isso possível cabe recorrer apenas a Deus, acima de todos.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.