Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Almanaque de Curiosidades

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Para quem quer ir além da notícia no mundo da ciência e tecnologia

Terra terá duas luas pelos próximos dois meses

Asteroide do tamanho de um ônibus permanecerá na órbita terrestre por 57 dias

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 set 2024, 17h53

A partir do próximo domingo, 29, a Terra contará com duas luas — pelo menos temporariamente. Isso acontece porque um pequeno asteroide, com o tamanho aproximado de um ônibus, será capturado pela órbita terrestre, onde ficará preso por 57 dias, até o dia 25 de novembro.

A descoberta foi feita pelo Atlas, um sistema de alerta da Nasa que detecta asteroides que podem colidir com a Terra, utilizando um telescópio em Sutherland, na África do Sul, em agosto. Os pesquisadores analisaram a trajetória do objeto e publicaram os achados no RNAAS, um periódico científico da Sociedade Americana de Astronomia. 

De onde vêm a mini-lua?

Chamado de 2024 PT5, o objeto vem do cinturão Arjuna e, por enquanto, os pesquisadores ainda não conseguem dizer se se trata de um asteroide convencional ou se ele, na verdade, é um pedaço de rocha desprendido do nosso satélite natural.

É comum que objetos desse agrupamento se aproximem da Terra, mas eles precisam chegar muito perto e estarem relativamente lentos para serem capturados pelo nosso campo de gravidade. Esse ficará por quase dois meses atrelado a Terra, mas depois disso, antes mesmo de completar uma volta completa, seguirá sua trajetória solitária. Ele só deve voltar a se aproximar em 2055. 

Infelizmente, o objeto não será visível a olho nu, mas a descoberta animou astrônomos. Até há pouco tempo, a tecnologia disponível não permitia a visualização de objetos tão pequenos, o que nos impedia de saber se essas mini-luas temporárias eram frequentes, mas isso tem mudado. “Só recentemente é que a nossa capacidade de pesquisa atingiu o ponto de os detectar rotineiramente”, disse o astrônomo do Instituto Tecnológico de Massachusetts Richard Binzel, à agência The Associated Press.

Continua após a publicidade

Outros objetos semelhantes já fizeram visitas como essa. O asteroide 2022 NX1, por exemplo, fez sua primeira passagem em 1981 e, depois, voltou a aparecer em 2022. Já em 2020, o objeto 2020 CD foi capturado pelo campo gravitacional e ficou orbitando a Terra por dois anos, ininterruptamente. 

Aparentemente, ainda existe muito sobre o universo — e sobre a nossa própria vizinhança — que ainda precisamos descobrir.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.