Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Augusto Nunes

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Cristiana Ceschi, contadora de histórias: “Estamos perdendo o dom de imaginar”

BRANCA NUNES Num mundo cada vez mais dominado por imagens, como induzir as crianças a mergulharem no universo mágico das histórias orais? A atriz, cientista social e contadora de histórias Cristiana Ceschi tem suas artimanhas. “Para competir com a televisão, o computador, os jogos e toda a quantidade de entretenimento disponível, você tem que estar […]

Por Augusto Nunes Atualizado em 31 jul 2020, 05h01 - Publicado em 10 nov 2013, 22h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • pequeno principe - cleber cajun

    BRANCA NUNES

    Num mundo cada vez mais dominado por imagens, como induzir as crianças a mergulharem no universo mágico das histórias orais? A atriz, cientista social e contadora de histórias Cristiana Ceschi tem suas artimanhas. “Para competir com a televisão, o computador, os jogos e toda a quantidade de entretenimento disponível, você tem que estar presente com a sua verdade”, ensina Cristiana, que há 12 anos deslumbra crianças e adultos. “Uma boa história faz a gente entrar em contato com elementos essenciais da existência humana, como ter disponibilidade para amar e sonhar. Ultimamente, temos perdido contato com essas coisas”.

    Depois de ver algumas crianças procurando em smartphones imagens da medusa segundos depois de anunciar que contaria a história dessa figura da mitologia grega, Cristiana decidiu estudar qual o papel da arte que pratica na nova realidade. Sua tese de mestrado, “O Narrador Contemporâneo e a Arte da palavra no contexto da Era Digital”, tem a orientação de Regina Machado, professora da Universidade de São Paulo e uma das maiores contadoras de história do Brasil. “A quantidade de telas sem dúvida interfere na maneira e na capacidade das crianças de imaginar”, conta Cristiana. “Ao mesmo tempo, tanto adultos quanto crianças estão sedentos por histórias”.

    Continua após a publicidade

    Cristiana assina a direção e o roteiro da ótima peça Até as Princesas soltam Pum, da Cia Toc Toc Posso Entrar?, em cartaz no Teatro Alfa, em São Paulo. Inspirado no texto de Ilan Brenman, o espetáculo revela algumas qualidades das princesas reais. “A princesa é um arquétipo”, explica Cristiana. “Na história tradicional ela tem o dom de inspirar amor. É uma figura forte, corajosa. Costumo dizer que esta princesa da Disney, estereotipada, foi amaciada com um martelinho de bater carne. É importante as crianças entrarem em contato com a princesa primordial, uma princesa possível, livre. Uma princesa que solta pum”. Confira a entrevista – e ouça algumas histórias:

    https://videos.abril.com.br/veja/id/b30f76dbf09d32ba9527c82fcf77f6c9?

     

    https://videos.abril.com.br/veja/id/bc1e80353a6d31659079986943f33c91?

    Continua após a publicidade

     

    https://videos.abril.com.br/veja/id/8bd643caad7eb5e62e84a4e358d6f251?

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.