Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Bahia

Por VEJA Correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens baianos.

Presidente do Bahia se aproxima de petista e incomoda grupo de ACM Neto

Bellintani tem sido cotado para ser candidato a prefeito de Salvador tanto pela base do prefeito do DEM quanto pelo grupo de Rui Costa

Por Rodrigo Daniel Silva
Atualizado em 14 jan 2019, 16h55 - Publicado em 14 jan 2019, 11h23

A aproximação do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, com o governador Rui Costa (PT) tem incomodado o grupo na Bahia do presidente nacional do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto. Bellintani e o petista almoçaram juntos recentemente, e confirmaram o encontro à imprensa. No entanto, negam que tenham tratado sobre a sucessão de ACM Neto em 2020. Segundo eles, a pauta se resumiu exclusivamente a contratações do time, do qual Rui é torcedor.

Nos bastidores, o comentário, entretanto, é de que o governador convidou Bellintani para ser secretário de Educação, mas a proposta foi recusada. Com mandato no Bahia até o fim de 2020, Bellintani tem sido cotado para ser candidato a prefeito de Salvador tanto pela base do prefeito soteropolitano quanto pelo grupo de Rui Costa.

A chance de ser o postulante de ACM Neto, porém, é considerada menor, mas não impossível. Isto porque Neto tem preparado o vice-prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM), para suceder-lhe. A avaliação, no entanto, é de que, se Bruno não emplacar, o presidente do Bahia pode ser o candidato da ala democrata.

Ex-secretário (de Educação, Desenvolvimento Urbano e Cultura e Turismo) de ACM Neto, Bellintani teria dificuldade para explicar ao eleitor uma eventual mudança para o grupo de Rui Costa e, por essa razão, os aliados do prefeito acreditam que o presidente do tricolor baiano quer forçar o presidente do DEM a escolhê-lo como o seu postulante ao se aproximar do governador.

Os correligionários avaliam que Bellintani deixou a prefeitura com uma marca de bom gestor, e ganhou no Esporte Clube Bahia a popularidade que não tinha. Os itens o tornam um candidato forte para a sucessão em 2020. Os aliados entendem, todavia, que o presidente do Tricolor só será o postulante de ACM Neto se o prefeito chegar com a popularidade em baixa no próximo ano. Neste cenário, o presidente nacional do DEM teria que apostar no nome mais forte para não correr o risco de perder a prefeitura para os adversários.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.