Brittney Griner é considerada culpada em julgamento na Rússia
Jogadora de basquete presa por carregar óleo de cannabis na bagagem pode ser liberada em uma troca de prisioneiros entre russos e americanos
Detida em fevereiro depois que agentes do aeroporto de Moscou encontraram óleo de cannabis em sua bagagem, a jogadora americana de basquete Brittney Griner foi considerada culpada nesta quinta-feira (4) pela corte russa e condenada a nove anos de prisão. Mais cedo, ela apareceu perante o juiz junto com seus advogados e pediu por clemência.
O veredito era esperado. Agora, seu destino está sujeito a uma negociação entre Estados Unidos e Rússia. A intenção é fazer uma troca de prisioneiros. Os russos querem Viktor Bout, traficante de armas detido em uma prisão americana.
Na semana passada, a administração Biden fez uma oferta à Rússia oferecendo Bout em troca da liberação de Griner e Paul Whelan, americano detido em 2018 e que cumpre pena por espionagem desde 2018, mas o negócio foi recusado, de acordo com a Bloomberg. Autoridades russas esperam obter um acordo melhor que envolva a liberação de dois prisioneiros.
O caso de Griner tem chamado a atenção para as discussões sobre a legalização da cannabis pelo mundo, e como ainda há muito a ser feito. Sua prisão foi um caso extremo, mas revela que o caminho para uma ampla aceitação da erva, mesmo que usada para fins medicinais, ainda é longo.