Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Clarissa Oliveira

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas sobre política e economia. Análises, vídeos e informações exclusivas de bastidores
Continua após publicidade

Bruno Dantas: ‘Não cola Bolsonaro dizer que não sabia’

Presidente do TCU defende investigação sobre joias sauditas, diz que regra é clara para presentes e anuncia auditoria no acervo ao fim de todos os mandatos

Por Clarissa Oliveira Atualizado em 16 Maio 2023, 18h43 - Publicado em 16 Maio 2023, 17h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • À frente da determinação para que Jair Bolsonaro devolvesse as joias que ganhou da Arábia Saudita, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, considera cristalina a regra que rege o recebimento de presentes por parte do presidente da República. Convidado desta semana do Amarelas On Air, programa de entrevistas de VEJA, o magistrado diz não haver qualquer margem de interpretação que justifique a incorporação de presentes dessa natureza ao acervo pessoal do presidente da República.

    +Leia também: Os graves furos na versão do ex-ministro de Bolsonaro sobre as joias

    Para o presidente do TCU, a auditoria realizada no acervo da Presidência em 2016, versando sobre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, deu clareza total aos critérios a serem seguidos a partir de então: somente poderiam ser classificados no acervo pessoal presentes de caráter personalíssimo e de baixo valor.

    Questionado se é cabível o argumento de que Bolsonaro não sabia, o ministro foi categórico: “Não tem como dizer. Esse é um argumento que não pode ser aceito. Não cola”, afirmou Bruno Dantas, reconhecendo que a premissa vale para o então presidente da República ou para servidores encarregados de processar os presentes. “Existe uma regra de direito que diz: a ninguém é dado o direito de alegar o desconhecimento da lei.”

    Na entrevista a esta colunista, o presidente do TCU também rechaçou veementemente a comparação entre o caso de Bolsonaro e os presentes recebidos por Lula e Dilma. No caso dos petistas, segundo ele, não havia precedente firmado pelo tribunal. Ainda assim, ele admite que é preciso aguardar o andamento das investigações para que possa ser imputado um crime ao ex-presidente da República.

    Continua após a publicidade

    Ao Amarelas On Air, Bruno Dantas adiantou que a Corte passará a fazer regularmente uma auditoria no acervo presidencial nos três meses que antecedem o fim de cada mandato. Na entrevista, ele também comentou outras investigações que pesam contra Jair Bolsonaro. E falou ainda sobre as tensões entre o ex-presidente e o Supremo Tribunal Federal.

    Com apresentação desta colunista, o Amarelas On Air chega à sua terceira temporada. Inspirado nas tradicionais Páginas Amarelas da edição impressa de VEJA, o programa recebe a cada semana um convidado diferente, sempre um nome relevante da cena política e econômica.

    O Amarelas On Air é parte da estratégia digital de VEJA, que contempla a expansão da área de vídeo e de projetos multimídia. A entrevista é transmitida no YouTube, com trechos veiculados também no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e TikTok.

    Continua após a publicidade

    Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o programa.

    YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
    Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
    Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/

    Leia mais sobre o Amarelas On Air e sobre bastidores da política nacional em https://beta-develop.veja.abril.com.br/blog/clarissa-oliveira/

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.