Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Coluna da Lucilia

Por Lucilia Diniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Um espaço para discutir bem estar, alimentação saudável e inovação
Continua após publicidade

Clube dos cinco

Somos a média das pessoas que nos cercam.

Por Lucília Diniz
28 out 2021, 17h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O escritor americano Jim Rohn, coach motivacional com passagens por multinacionais, calculou certa vez o número de pessoas que nos influenciam mais diretamente. Chegou à conclusão – isso no século passado – de que nós somos a média das cinco pessoas com quem mais nos relacionamos. Não sei as contas que ele fez e desconheço seus critérios e metodologia. Se tivesse tido a oportunidade de refazer a soma hoje, o palestrante certamente levaria em conta a mídia social e os grupos de internet, incipientes em seu tempo (ele morreu em 2009), e multiplicaria o tamanho do grupo de influenciadores.

    O número exato, de qualquer maneira, não tem tanta importância assim. Cinco, sete, uma dúzia, tanto faz. O relevante é constatar que realmente captamos a energia de quem está ao nosso lado. Durante o auge da pandemia, devido ao distanciamento social, restringimos os contatos e ficou mais fácil identificar tais influências. Se é verdade que somos a média das pessoas que nos cercam – e acredito que sim – seria um excelente exercício de autoconhecimento listar a contribuição alheia para nossa formação.

    Meu maior “influencer” é o meu marido, Luiz. Com ele, eu me liguei ainda mais no mundo, abri a cabeça para novas perspectivas. Minha filha Giovana, que apostou suas fichas no esporte nesses tempos de confinamento, tem sido sempre uma referência. Na média do que sou – nos termos de Rohn – tenho também muito da minha enteada Fernanda e do meu filho Tiago, ambos sempre em busca de uma nova aventura, o que me reabastece de energia vital. A influência vem também de quem tem os olhos voltados para a descoberta do mundo. Nossas netas, minhas e do Luiz, nos ajudam a manter acesa a curiosidade natural de quem quer se abrir para o que ainda ignora. E há os grupos de WhatsApp, claro. Destaco o Parlatório, em que políticos, empresários e intelectuais, generosos no compartilhamento de informações e pensamentos, trocam impressões sobre o Brasil e o mundo.

    Pessoas com algum grau de confiança em si mesmas não costumam ter problema em admitir influências. Sabem que a originalidade do pensamento não tem a ver com combustão espontânea, como se uma boa ideia não se apoiasse em boas ideias anteriores. Artistas, executivos, profissionais de saúde, arquitetos – qualquer um que faça algo está ciente do fato de que, alguma vez na vida, deve ter sido receptáculo de influências. Não se ergue uma catedral no ar, a partir do nada. O edifício da sabedoria e do conhecimento, da mesma maneira, é assentado sobre uma fundação na qual pedras sobrepostas preparam a base sólida para a construção. Um chef que desconstrói pratos contemporâneos, por exemplo, provavelmente terá uma dívida profissional, seja com a avó que lhe ensinou como amassar o pão ou com Le Cordon Bleu, a tradicional escola parisiense de alta culinária.

    O que podemos aprender com os outros pode ser transformador, indicar caminhos e limpar obstáculos à frente. Mas a essência de cada um é única. Como escreveu um poeta, “só nos influencia aquilo que já está em nós mesmos”.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco
    Continua após publicidade

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.