Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Coluna da Lucilia

Por Lucilia Diniz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um espaço para discutir bem estar, alimentação saudável e inovação
Continua após publicidade

Ganhos de longo prazo

O menu de hoje rende anos de vida boa amanhã.

Por Lucília Diniz
Atualizado em 9 Maio 2024, 20h11 - Publicado em 10 nov 2023, 13h45

Muitas vezes, o vocabulário da ciência, da arte e de outras áreas empresta palavras para nomear aspectos da vida pessoal. Acontece também com termos do mercado financeiro. Desses, “investir” é certamente o mais comum. Investimos na felicidade, no casamento, em um novo trabalho.

Por isso, quando soube do sucesso da “dieta-portfólio”, não me surpreendi. Pensei até que demorou para surgir a analogia entre o portfólio – a carteira de aplicações de um cliente – e o que escolhemos colocar no prato, investindo na saúde.

Desenvolvido por pesquisadores de saúde pública da Universidade Harvard, o plano não visa o emagrecimento. A ideia é proteger o coração. Por isso, o cerne é incluir no menu, ou na “carteira”, alimentos que sejam conhecidos por baixar os níveis de mau colesterol.

Ao longo de trinta anos, os cientistas acompanharam quase 170 mil mulheres e cerca de 44 mil homens saudáveis nos anos 1980 e 1990, quando o estudo começou. Eles responderam questionários a cada quatro anos.

O que é novo, na dieta, não é tanto o que se come, mas a ideia de combinar e variar os alimentos que fazem bem à saúde no longo prazo. Talvez hoje a sua preocupação não seja o coração, ainda mais se ele estiver tinindo – como era o caso dos participantes. Os portfólios para o nosso corpo podem variar a depender do que é o “futuro” a cada etapa da vida, exatamente como acontece com o dinheiro. O plano de um jovem pode ser viajar nas férias do ano que vem, mas anos depois, ele pode querer um apartamento.

Continua após a publicidade

Claro que doces, petiscos gordurosos e carboidratos refinados nunca estarão numa lista de alimentos saudáveis. Mas os pesquisadores não os baniram. Afinal, como nas finanças pessoais, também é preciso considerar o prazer de pequenos luxos aqui e ali.

Conseguimos divisar com muita clareza a importância de garantir o bem-estar na aposentadoria. Para muita gente, é o tão sonhado momento de aproveitar o tempo livre. Mas de que vale fazer investimentos financeiros corretos sem dar atenção ao corpo que vai nos levar a desfrutar dos lucros? Cuidar de si não é remediar problemas, ou não só. É principalmente evitá-los.

Minha família sempre entendeu dieta e exercícios como um investimento de longo prazo. Nem todos começaram a “economizar” ao mesmo tempo, mas nunca deixamos de pensar na saúde como o que há de mais importante na vida. A alimentação saudável é um pilar da longevidade.

Continua após a publicidade

Moderação, nas finanças ou na dieta, é importante para todos. Não à toa um banco mundial de investimentos criou um curso para ensinar ao público de alta renda a limitar as despesas. Às vezes nos comprometemos com um gasto fixo que de início nos dá prazer e o mantemos em “piloto automático”. Em nome da memória de amizades e diversão passados ali, pagamos a mensalidade do clube que deixamos de frequentar. Do mesmo modo, aquele brigadeiro nos tenta com a evocação do sabor de infância. No passado, podíamos nos fartar desses doces. Agora, talvez o gosto não valha as calorias.

Pensar a dieta como um investimento vital, mantendo no portfólio uma boa cota de alimentos saudáveis, permite extravagâncias pontuais que nos deem prazer real. Apostas ponderadas e planejamento são as chaves. É melhor fazer o investimento tarde do que não fazer? Sim. Mas quanto antes começarmos a investir, melhor.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.