Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Diário da Vacina

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A repórter Laryssa Borges, de VEJA, relata sua participação em uma das mais importantes experiências científicas da atualidade: a busca da vacina contra o coronavírus. Laryssa é voluntária inscrita no programa de testagem do imunizante produzido pelo laboratório Janssen-Cilag, braço farmacêutico da Johnson & Johnson.
Continua após publicidade

Anvisa discutirá vacina prevista no PNI e desejada por clínicas privadas

Depois da Covaxin será a vez da Janssen se reunir com a Anvisa para discutir o uso emergencial de sua vacina

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 mar 2021, 10h56 - Publicado em 9 mar 2021, 12h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 9 de março, 11h36: Depois de o governo ter anunciado, em meio ao novo recorde de mortes por Covid-19, que 14 milhões de doses da vacina da Pfizer estarão disponíveis aos brasileiros, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fará hoje uma reunião para a discussão de documentos que permitam que o imunizante indiano Covaxin também seja usado em caráter emergencial no país. O encontro, agendado para as quatro da tarde, funciona como uma espécie de prévia antes de o laboratório protocolar o pedido para uso de emergência do fármaco no Brasil.

    Nesta terça, a Precisa Medicamentos, que distribui a vacina com exclusividade no país, chegou a anunciar que a requisição para uso emergencial já havia sido protocolada junto à agência reguladora. Acabou desmentida pela própria Anvisa, que disse que a reunião de hoje servirá para analisar se existem dados suficientes que a permitam cogitar autorizar mais uma vacina em benefício dos brasileiros. Em uma etapa futura é que a farmacêutica poderá protocolar o pedido para comercializar o fármaco.

    A vacina Covaxin faz parte dos planos do governo federal no Plano Nacional de Imunizações (PNI), embora sequer tenha obtido anuência da Anvisa ou tenha feito testes clínicos com voluntários brasileiros. A ideia do Ministério da Saúde é receber 20 milhões de doses do imunizante até maio. Ela também é a menina dos olhos de clínicas privadas, que negociam paralelamente com o laboratório Bharat Biotech a importação dos insumos para a venda a grupos prioritários.

    Na semana que vem será a vez de representantes da Janssen-Cilag, de cuja vacina sou voluntária, se reunirem com a Anvisa. O produto desenvolvido pelo braço farmacêutico da Johnson & Johnson cumpriu mais etapas e está em tramitação mais avançada na agência reguladora. Já teve aprovação de órgãos sanitários internacionais, como os dos Estados Unidos e do Canadá, e fez testes de sua vacina experimental com 7.560 voluntários no país.

    A AdVac 26, nome comercial da vacina da Janssen, e a Covaxin devem ser os próximos imunizantes na lista de compra de governo federal. Estamos precisando. De acordo com dados consolidados pelo consórcio de veículos de imprensa nesta segunda-feira, em média 1.540 pessoas morreram de Covid-19 no Brasil por dia nesta semana. É o 47º dia seguido de óbitos acima da casa dos mil. No Brasil, março tende a ser o pior mês de toda a pandemia.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco
    Continua após publicidade

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.