Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Diário da Vacina

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A repórter Laryssa Borges, de VEJA, relata sua participação em uma das mais importantes experiências científicas da atualidade: a busca da vacina contra o coronavírus. Laryssa é voluntária inscrita no programa de testagem do imunizante produzido pelo laboratório Janssen-Cilag, braço farmacêutico da Johnson & Johnson.

Chegaram testes de Covid para uso doméstico… nos EUA

Exame identificou corretamente 96% das amostras positivas de indivíduos com sintomas e 100% dos casos assintomáticos

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 mar 2021, 00h56 - Publicado em 7 mar 2021, 18h54

7 de março: Os Estados Unidos bateram recorde de vacinação contra a Covid-19, conseguindo imunizar mais 2,9 milhões de pessoas segundo o relatório diário das autoridades sanitárias divulgado no sábado. Isso não quer dizer que todas as pessoas foram imunizadas nas últimas 24 horas, e sim nos últimos dias, explicou o Diretor de Informações para a Covid-19 da Casa Branca Cyrus Shahpar, mas continua a ser o melhor exemplo do que uma administração nacional comprometida com o enfrentamento da pandemia é capaz de fazer pelos seus governados. A cifra representa quase 20% a mais do que o recorde anterior e coloca os Estados Unidos como um importante centro global de vacinação.

Ao mesmo tempo, os americanos têm uma nova ferramenta com que contar caso suspeitem que estejam contaminados pelo novo coronavírus. É que a FDA, a agência regulatória de alimentos e medicamentos do país, aprovou nesta semana o uso emergencial de testes de Covid para uso doméstico. Eles terão venda livre e serão capazes de detectar material genético do vírus nas narinas. Este é o primeiro teste molecular autorizado para uso doméstico sem receita médica nos Estados Unidos.

Na minha mesa de cabeceira, também há um teste, neste caso para a detecção do vírus na saliva, para eu fazer caso sinta sintomas que possam indicar que esteja infectada. Recebi o tubo de ensaio, um mini funil e o recipiente com uma solução para preservar o material no dia 17 de novembro, quando, como voluntária da vacina experimental da Janssen, tomei meu imunizante de dose única no Rio de Janeiro. Nunca tirei o exame, de fabricação canadense e uso exclusivo em pesquisas científicas, da caixa. Está guardado ao lado de um termômetro digital e um oxímetro que tinha de usar nos primeiros dias do ensaio clínico. Agora só aguardo o dia em que o laboratório dirá se tomei a vacina verdadeira ou um placebo.

Os testes de Covid americanos, agora vendidos em farmácias comuns e similares a um RT-PCR, são autorizados para pacientes acima de dois anos de idade. A pessoa é orientada a baixar um aplicativo e adquirir um leitor dos resultados do exame. O leitor informará em cerca de 20 minutos ao aplicativo se a pessoa está ou não contaminada com o vírus. De acordo com a FDA, o teste doméstico identificou corretamente 96% das amostras positivas de indivíduos com sintomas e 100% dos casos assintomáticos. A ideia é que sejam produzidos mais de 100.000 desses exames por dia até metade de 2021.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.