Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

É Tudo História

Por Amanda Capuano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O que é fato e ficção em filmes e séries baseados em casos reais
Continua após publicidade

A bizarra história real por trás de ‘O Homem Com Mil Filhos’, da Netflix

Minissérie documental narra o caso de Jonathan Meijer, doador de esperma que ajudou a gerar centenas de crianças ao redor do globo

Por Mariana Carneiro 25 jul 2024, 18h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nova série documental da Netflix, O Homem Com Mil Filhos narra o caso real do holandês Jonathan Jacob Meijer, doador de sêmen prolífico que ajudou a conceber centenas de crianças ao redor do mundo. Ao longo de três episódios, a série explica como Meijer se aproveitou de falhas na regulamentação dos bancos de esperma para se tornar doador em escala global, além de reunir depoimentos de várias mães que o acusam de enganá-las sobre o verdadeiro número de filhos que tinha.

    Segundo as leis da Holanda, um doador de sêmen pode ter no máximo 25 filhos, com até 12 mulheres diferentes. O nome do pai biológico permanece anônimo no registro das crianças e as clínicas de fertilização não compartilham dados entre si — dessa forma, ao longo de mais de 15 anos, Meijer conseguiu doar para 11 dos 12 bancos de esperma existentes no país. Ele também fazia doações privadas e viajava com frequência para doar em outros países. O documentário revela que ele teve filhos na Argentina, Itália, Reino Unido, França, Alemanha, México, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, Quênia, Rússia e mais.

    Em 2017, através de um grupo no Facebook, mais de 100 mães notaram similaridades na aparência de seus filhos e descobriram que eles compartilhavam o mesmo pai biológico, Meijer. Elas abriram um processo judicial contra o doador na Holanda, alegando que suas ações representavam um perigo significativo para as crianças. Além do impacto psicológico nas famílias afetadas, as doações excessivas de Meijer aumentaram o risco de incesto acidental entre meio-irmãos, já que vários de seus descendentes viviam na mesma área geográfica — e alguns até estudavam nas mesmas escolas.

    O instituto Donorkind, que ajudou as mães no processo, conseguiu contabilizar 270 filhos biológicos de Meijer — mas o número pode ser bem maior. De acordo com o documentário, ele pode ter gerado até 3 000 crianças. Meijer alega que possui entre 550 e 600 filhos. “Esse é um conceito totalmente novo, e cabe a nós, como adultos, moldá-lo”, disse o doador, no tribunal. Ele também sugeriu que as crianças usassem um símbolo nas redes sociais para identificá-las como seus filhos, assim evitando relacionamentos românticos entre meio-irmãos.

    Ele foi proibido de fazer novas doações de esperma na Holanda, e está sujeito a uma multa de 100 000 dólares (cerca de 550 000 reais) caso desrespeite a decisão. No entanto, Meijer continua viajando para doar sêmen em outros países — em seu canal do YouTube, ele recentemente revelou que estava em Zanzibar, arquipélago na Tanzânia, no continente africano. Ele se recusou a participar da série, que chamou de “fraudulenta” em entrevista ao jornal britânico BBC. “Eles deliberadamente chamaram [o documentário] de O Homem Com Mil Filhos, quando ele deveria ser chamado O doador de esperma que ajudou famílias a conceber 550 crianças”, disse.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.