Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

É Tudo História

Por Amanda Capuano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O que é fato e ficção em filmes e séries baseados em casos reais
Continua após publicidade

‘Casa Gucci’: A verdade sobre a guerra em família que terminou em tragédia

Estrelado por Lady Gaga e Adam Driver, filme conta a história do assassinato do último herdeiro da grife encomendado pela ex-esposa

Por Marcelo Canquerino 3 dez 2021, 12h24

Entre os anos 80 e 90, os tabloides italianos se deliciavam com as fervorosas brigas da família Gucci pelo controle do incontornável império do mundo da moda. O conflito acabou em tragédia quando, na manhã de 27 de março de 1995, o último herdeiro, Maurizio Gucci, foi assassinado com quatro tiros à queima-roupa a mando de sua ex-esposa, a socialite Patrizia Reggiani. A história chegou aos cinemas, adaptada pelo cineasta Ridley Scott, em Casa Gucci, filme inspirado no livro-reportagem de mesmo nome da autora Sara Gay Forden. Estrelado por Lady Gaga e Adam Driver, nos papéis de Patrizia e Maurizio, a produção, infelizmente, faz uma análise caricata do homicídio e da família — que está furiosa com o longa. Porém, muitos dos episódios narrados de fato aconteceram. Confira abaixo o que é real e o que é ficção no filme:

Rodolfo nunca aceitou o relacionamento de Maurizio com Patrizia 

Casa Gucci
(//Divulgação)

Patrizia e Mauricio se conheceram durante a festa de uma amiga em comum, em 1970. Na vida real, Patrizia de cara reconheceu o futuro herdeiro da Gucci, já que a anfitriã havia lhe contado sobre a presença ilustre da festa na noite anterior — diferentemente do longa de Ridley Scott que, para deixar a trama mais divertida, fez Patrizia confundir Maurizio com um garçom. O namoro escalou rapidamente e logo o assunto casamento surgiu. Quem não gostou nada da história foi o pai do jovem, Rodolfo (Jeremy Irons), que desconfiava de Patrizia. Apaixonado pela garota com ares de Elizabeth Taylor, Maurizio confrontou o pai e seguiu adiante com o relacionamento. Como resultado, ele foi deserdado, acabou na casa da então noiva e passou a trabalhar no negócio de caminhões do pai dela. O desprezo de Rodolfo por Patrizia era tanto que ele sequer compareceu ao casamento do filho, em 1973. A cisão só teve fim anos depois, quando Rodolfo estava mal de saúde e decidiu reatar a relação com Maurizio. 

Pina, a amiga médium 

Casa Gucci
(//Divulgação)
Continua após a publicidade

Durante uma noite qualquer após seu casamento com Maurizio, Patrizia assiste televisão e acaba no programa de uma médium chamada Pina Auriemma, interpretada por Salma Hayek. Ela não pensa duas vezes: pega o telefone e liga para a mulher mística com o intuito de perguntar se conseguiria alcançar seus objetivos — que envolviam luxo e riqueza. De acordo com o livro de Forden, Pina realmente existiu, mas a forma como ela e a socialite se tornaram amigas foi completamente diferente na vida real. Maurizio e Patrizia conheceram Pina durante uma viagem a Nápoles, em uma estação de águas em Ischia. Durante o filme, as participações pontuais da personagem de Hayek a transformam numa médium, quase bruxa, com poderes sensitivos. Em entrevista à Vulture, o roteirista do longa, Roberto Bentivegna, contou que é totalmente inventada a cena em que Pina tem uma visão que revela a traição de Maurizio com sua amiga de infância, Paola Franchi (Camille Cottin). Pina nunca foi uma médium de televisão, apenas entendia muito de tarô, e na vida real ficou tão próxima de Patrizia que durante anos administrou uma filial da Gucci em Nápoles. 

Assinatura de Rodolfo falsificada

Casa Gucci
(//Divulgação)

Após a morte de Rodolfo, em 1983, Maurizio, seu único filho, herda a fortuna do pai e consequentemente os seus 50% de ações na Gucci. Durante uma cena da produção, o advogado da família diz ao herdeiro do império da moda que Rodolfo não havia assinado os papéis do certificado de ações que lhe garantiam parte da empresa — sem o documento ele precisaria pagar milhões de libras em impostos sobre a herança. O filme então dá a entender que Patrizia forjou a assinatura do sogro. O que aconteceu na realidade foi que Aldo e seus três filhos (no longa existe apenas um, Paolo) montaram um dossiê que acusava Maurizio de ter forjado a assinatura de Rodolfo. O objetivo era retomar o poder da Gucci. Após anos do caso na justiça, o marido de Patrizia foi absolvido das acusações por falta de provas. Entretanto, segundo o jornal Los Angeles Times, um assistente fiel de Rodolfo disse ter visto Patrizia falsificar a assinatura — narrativa comprada pelo filme. 

Continua após a publicidade

Paolo manipulado para denunciar as falcatruas do pai 

Casa Gucci
(//Divulgação)

Com o objetivo de tomar posse integral da Gucci, Maurizio e Patrizia manipulam Paolo (Jared Leto) para tirar Aldo (Al Pacino), pai do rapaz, da presidência da empresa de uma vez por todas. Com promessas de que apoiariam a marca própria do estilista caricato (não cumpridas), o casal conseguiu com que Paolo entregasse à polícia documentos provando que seu pai havia desviado dinheiro e sonegado impostos. Aldo então é investigado pela Receita Federal americana e, em seguida, preso. A realidade foi um pouco diferente, apesar do filme ter mantido a essência do que aconteceu. Paolo não precisou ser manipulado para entregar o pai à polícia — ele fez isso sozinho. Durante os anos que passou na Gucci, o designer fracassado juntou diversos documentos financeiros que atestavam as falcatruas de Aldo, como o desvio de milhões de dólares para paraísos fiscais com notas falsas. Segundo o livro que inspirou o filme, Paolo fez isso com esperança de que o pai considerasse trazê-lo novamente ao seio da família ou mesmo deixá-lo usar o nome e o sobrenome Gucci em sua própria linha de roupas. 

A fita de ameaça que Patrizia enviou a Maurizio

Casa Gucci
(//Divulgação)
Continua após a publicidade

Depois que o herdeiro da Gucci pediu o divórcio, Patrizia ficou furiosa. Com exceção das rusgas entre eles, que culminaram no fim do relacionamento, a personagem de Lady Gaga quase não expressa seu ódio pelo ex-marido na ficção — algo bem diferente da realidade. De acordo com as apurações de Forden, Patrizia não escondia de ninguém que odiava Maurizio e falava em alto e bom som que queria vê-lo morto. No filme, o episódio que condensou essa fúria realmente aconteceu. Com a ajuda de Pina, Patrizia gravou uma fita em que ameaçava o herdeiro da Gucci com palavras odiosas. O mauricinho do longa se recusou a ouvir a mensagem completa e simplesmente a ignorou — já o da vida real não só se recusou a escutar a mensagem completa como também teve um ataque de fúria e jogou a fita na parede. O divórcio foi oficializado em 1994 e Maurizio se uniu à Paola.

O assassinato do herdeiro da Gucci

Casa Gucci
(//Divulgação)

Os detalhes do assassinato de Maurizio Gucci e o que aconteceu depois não foram explorados com detalhes por Ridley Scott, que preferiu focar seu filme na burocrática guerra familiar. Porém, no que diz respeito à morte em si do personagem de Adam Driver, a produção manteve-se fiel aos fatos. Assim como na vida real, Patrizia foi a mandante do assassinato e pediu à amiga Pina que contratasse pessoas para o trabalho sujo. No dia da morte do ex-marido, a socialite escreveu no seu diário a palavra “paradeisos”, grego para paraíso. Pouco tempo depois, expulsou Paola do apartamento de Maurizio para morar lá com a filha, Alessandra (o casal teve duas meninas, mas no longa apenas uma foi retratada). Pina e Patrizia, além de Benedetto Ceraulo, o atirador; Orazio Cicala, que dirigiu o carro de fuga; e Ivano Savione, outro intermediador do crime; foram julgados e condenados pelas investigações policiais — Patrizia foi presa em 1997. Os pequenos detalhes que ficaram de fora do filme dizem respeito ao fato de a socialite ter se irritado quando os assassinos demoraram para cumprir o serviço — no longa, ela e Pina pagam os homens e logo depois Maurizio é morto. Ela foi liberada em 2016 e hoje, aos 72 anos, vive longe dos holofotes, em Milão. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.