O apagão de internet e celulares de ‘Vale Tudo’ é possível? Eis a resposta
Autora deixou o Rio de Janeiro sem qualquer comunicação para justificar a correria para impedir o consumo da maionese envenenada a mando de Odete

A cena da maionese de Vale Tudo é, sem dúvidas, um dos pontos altos da trama. Com a receita envenenada, Celina e Raquel rodam o Rio de Janeiro para impedi que os clientes consumam o molho estragado na versão original da novela. Em 2025, no entanto, a narrativa esbarrou em um detalhe importante: com os smartphones sendo parte indissociável do dia a dia, bastaria uma mensagem no Whatsapp para avisar que a maionese não deveria ser consumida. Isso, no entanto, tiraria toda a adrenalina da cena, o que fez a autora Manuela Dias apelar para uma certa dose de conveniência: no capítulo exibido ontem, a capital carioca entrou em um apagão que cortou a energia e os sinais de internet e celular de toda a cidade, obrigando as sócias da Paladar a avisarem os clientes à moda antiga — batendo de porta em porta. A situação, é claro, gerou dúvida entre os espectadores: afinal, um apagão como este seria possível nos dias de hoje?
Embora pareça megalomaníaco demais, e a ausência de fenômenos naturais torne a situação ainda mais inacreditável, ela não é totalmente impossível e tem paralelos recentes. Em outubro do ano passado, mais de 1,6 milhões de pessoas ficaram sem energia por dias em São Paulo depois que um temporal violento atingiu a cidade e afetou as redes elétricas. No mesmo período, várias pessoas acabaram sem sinal de telefonia em diversas regiões da capital paulista, e a internet também foi afetada em alguns lugares. Já em abril deste ano, a Espanha registrou o maior apagão de sua história, e milhares de pessoas ficaram sem energia ou acesso à internet, obrigando parte da população a se comunicar apenas por SMS.
A falta de internet, no entanto, nem sempre está associada à queda de energia: em julho do ano passado, um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike causou um apagão que afetou as companhias aéreas, sistemas de comunicação, bancos e hospitais de diversos países. No dia 4 de abril de 2021, os serviços da Meta — Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger — ficaram foram do ar por seis horas após um erro nas mudanças de configuração dos roteadores da empresa, interrompendo a comunicação através dos aplicativos em diversas partes do mundo. A união catastrófica entre a falta de energia, sinal de internet e telefonia, deixando todos sem nenhuma comunicação além do radinho de pilha, no entanto, é bem mais difícil de acontecer — ainda mais em toda as regiões da cidade e com todas as operadoras ao mesmo tempo. Mas em tempos casa vez mais dependentes de redes interconectadas, nada parece impossível.