O quadro de 300 anos danificado por tropeço em pose ‘instagramável’
Obra exposta em galeria italiana foi rasgada por homem que caiu em cima da tela enquanto tentava tirar foto engraçadinha

Uma pintura de 300 anos exposta na Galeria Uffizi, na cidade italiana de Florença, foi danificada depois que um visitante tropeçou enquanto posava para uma foto com a obra de arte. Segundo o jornal The Guardian, o retrato do príncipe toscano Ferdinando de Medici pintado por Anton Domenico Gabbiani em 1712, foi rasgado depois quando um visitante caiu para trás enquanto tentava “fazer um meme” na frente do quadro, imitando a pose do monarca.
Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela mídia italiana no fim de semana mostraram um visitante se inclinando para trás e caindo na pintura, com um close revelando um rasgo na tela. A galeria informou à BBC que o indivíduo foi identificado pela polícia e denunciado às autoridades judiciais. A pintura foi removida para reparos, e a exposição da qual fazia parte — com cerca de 150 obras do século XVIII de artistas como Goya, Tiepolo e Canaletto — foi fechada até o dia 2 de julho, quando deverá ser reaberta com a obra restaurada.
A tourist at Florence’s renowned Uffizi Gallery accidentally damaged an 18th-century masterpiece while taking a selfie.
The painting, on loan for an exhibition, suffered minor damage and has been removed for restoration, expected to take a few days. The man’s nationality and… pic.twitter.com/6sGGeRHQiu
— 鳳凰資訊 PhoenixTV News (@PhoenixTV_News) June 23, 2025
Em comunicado à imprensa, a diretora do museu, Simone Verde, disse que “o problema dos visitantes que vêm aos museus para fazer memes ou tirar selfies para as redes sociais é galopante”, e atestou que a galeria considera impor restrições aos visitantes: “Estabeleceremos limites muito precisos, impedindo comportamentos que não sejam compatíveis com o senso de nossas instituições e o respeito ao patrimônio cultural”, atestou ela.
Essa não é a primeira vez que obras de artes são danificadas pela ânsia instagramável. No início deste mês, turistas danificaram uma obra de arte no Palazzo Maffei, em Verona, enquanto tentavam posar para uma foto com ela. A obra de arte — uma cadeira incrustada de cristal do artista Nicola Bolla — “se espatifou diante dos olhos deles”, disse o museu em um comunicado. “É o pior pesadelo de um museu. Às vezes perdemos a cabeça para tirar uma foto e não pensamos nas consequências”, disse a diretora da instituição, Vanessa Carlon, na ocasião.