Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

É Tudo História

Por Amanda Capuano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O que é fato e ficção em filmes e séries baseados em casos reais

Traição e troca de farpas: a briga entre Florinda e os herdeiros de Chaves

Atriz alfinetou série biográfica da HBO Max 'Chespirito' na qual ela é retratada com outro nome para evitar imbróglios na Justiça

Por Thiago Gelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 jun 2025, 11h32 - Publicado em 11 jun 2025, 11h31

A série Chespirito lança seu segundo episódio nesta quinta-feira, 12 de junho, no qual detalha a viagem do elenco de Chaves a Acapulco para a gravação do famoso episódio especial situado em um resort. Por trás das cenas, se intensifica o caso extraconjugal entre Roberto Gómez Bolaños (Pablo Cruz) — o criador e intérprete do menino que faz tudo sem querer querendo — e Florinda Meza, a Dona Florinda, por quem ele deixou a esposa e permaneceu junto de 1977 até a morte em 2014. Na ficção, contudo, a atriz tem outro nome: Margarita Ruiz (Bárbara López), mudança que denuncia os atritos entre a viúva do comediante e seus herdeiros, dois dos quais roteirizam a série biográfica — Roberto e Paulina Gómez Fernandez.

Por que Florinda tem outro nome em Chespirito?

Em 2020, todos os episódios de Chaves saíram do ar após o fim do contrato com a Televisa pelos direitos literários da obra. Daí em diante, começou uma disputa judicial entre o canal e o Grupo Chespirito, administrado por Roberto Gómez Fernandez. Então, em 2022, Florinda publicou no X, antigo Twitter, que lamentava a falta de disponibilidade de episódios e que estava gastando dinheiro em uma batalha legal para que o programa voltasse ao ar. Questionado sobre o envolvimento da madrasta, o herdeiro o negou por completo e disse ignorar suas declarações, além de reforçar ter pouca proximidade a ela. Em 2024, a batalha se encerrou e Chaves voltou ao ar, mas a relação familiar não melhorou.

Isso porque em 2023, Florinda deu indícios de que processaria a ex-assessora de Bolaños, Maca Rotter, por repassar informações confidenciais e íntimas de sua vida aos produtores de Chespirito. Em maio de 2024, ela publicou carta aberta negando as intenções de confrontar os responsáveis pela série na Justiça e a rixa com os enteados: “Quero esclarecer que, até hoje, não processei ninguém, não é meu desejo e espero não me ver na necessidade de fazê-lo, por nenhum motivo. Nunca busquei conflito com os filhos do amor da minha vida”. Ainda assim, foi passivo agressiva ao fazer referência ao seriado do Max: “Espero que qualquer produção que fale sobre ele se atenha à verdade e reflita o que Roberto pensava e sentia. Qualquer visão diferente disso não será sua biografia, será outra história, a imaginação de outra pessoa, cheia de fantasias para vender. Mas o personagem que leva o nome de Roberto não será realmente ele”, escreveu.

O roteiro dos herdeiros Roberto e Paulina representa a personagem correspondente a Florinda como uma amante pouco desenvolvida, enquanto Graciela Fernandez, primeira esposa de Bolaños, é vista como verdadeira musa do ator e a força que o permitiu criar e estrelar programas que exigiam a maior parte de seu tempo apesar dos seis filhos que tinha para criar. Em uma coletiva de imprensa ocorrida em 2 de junho, da qual reportagem de VEJA participou, Roberto Gómez Fernandez se recusou a comentar sobre as negociações de direitos autorais com a madrasta que levaram ao uso do pseudônimo.

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.