Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

O vertiginoso crescimento da matrícula no Brasil

No 1º post da série que apresenta os principais dados do estudo 'Para Desatar os Nós da Educação', comentamos os dados sobre o crescimento da matrícula

Por João Batista Oliveira Atualizado em 16 set 2019, 13h56 - Publicado em 15 set 2019, 17h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Esta série apresenta os principais dados do estudo “Para desatar os nós da educação – Uma nova agenda” de maneira simples e clara. Para ter acesso ao estudo clique aqui.

    No primeiro post da série, apresentamos dados sobre o vertiginoso crescimento da matrícula e comentamos a respeito de possíveis causas e efeitos disso.

    Em 1950, o Brasil tinha aproximadamente 60 milhões de habitantes. Hoje temos quase 50 milhões de alunos em escolas. Países como a França, Alemanha, Inglaterra, Itália tinha populações próximas à nossa em 1950. E hoje suas populações não são muito distantes dos números de 1950. Nosso crescimento foi vertiginoso.

    Em 1950, o Brasil era um país eminentemente rural. Hoje menos de 17% da população vive no campo – nos estados do Centro-Sul já atingimos níveis inferiores a 5%.

    A figura 1 mostra o crescimento da matrícula desde 1936. No ensino fundamental, ela basicamente cresce com o crescimento da população. Cabe notar que o conceito de ensino fundamental passou de 4 para 8 anos no século passado, e para 9 anos no século XXI. No ensino médio, o crescimento é mais lento, mas dá um salto na década de 90.

    Continua após a publicidade

    Essa tendência de crescimento vertiginoso continua, como ilustrado na figura 2. Em pouco menos de 15 anos, matriculamos mais de 1,5 milhão de crianças em creches.

    Crescimento rápido tem um preço. No Brasil, o preço foi a qualidade. O sistema educacional se expandiu de qualquer maneira, sem cuidados básicos com o planejamento da rede, da infraestrutura e, sobretudo, com a qualidade dos professores. Hoje vivemos um momento em que a população começa a diminuir. Ainda existem muitas pessoas que continuam falando em crescer e expandir. Este é um dos nós que precisam ser desatados.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.