Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

Perda de aprendizagem ou atraso escolar devido à pandemia?

Não é possível ensinar equação do 2º grau no turno e querer “recuperar” o conhecimento sobre equação de 1º grau no contraturno

Por João Batista Oliveira Atualizado em 25 out 2021, 17h29 - Publicado em 25 out 2021, 11h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O que aconteceu de fato com os alunos brasileiros nessa pandemia? Eles perderam o que haviam aprendido? Ou estão atrasados em relação ao ponto em que deveriam estar? Não se trata de um preciosismo de semântica – uma coisa é perder o que já tivemos, outra coisa é encontrar-se aquém de onde deveríamos estar.

    No início da pandemia, junto com os pesquisadores Thaís Barcellos e Matheus Gomes, da consultoria IDados, publicamos uma revisão de mais de 700 artigos científicos sobre o tema. Desde então estava claro, pelo menos para nós, que o problema a ser enfrentado seria o de atraso, e não de perda. E mais em Matemática do que em Linguagem.

    Nos últimos meses, tivemos oportunidade de aplicar testes-diagnóstico sistemáticos e abrangentes em vários municípios, confirmando o que a revisão da literatura científica vem confirmando há quase um século: pouco perdemos do que já sabemos, e isso vale ao longo da vida e também durante epidemias.

    Tenho acompanhado o que vem acontecendo em algumas dezenas de municípios e o que vem sendo divulgado a respeito de suas iniciativas. Tenho acompanhado também as recomendações de instituições e especialistas. Parece que a ficha não caiu. As pessoas compram e vendem ilusões com enorme facilidade. Tudo isso é parte da fragilidade da formação dos nossos educadores – e dos nossos especialistas em educação.

    Em um artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo no dia 24 de outubro, apresento algumas reflexões sobre o tema. O que digo ali, em duas palavras: Primeiro, é difícil haver perdas, o que vemos é atraso escolar. Segundo, para recuperar as perdas são necessários diagnóstico preciso e intervenções adequadas no turno escolar, com foco nas disciplinas essenciais. É preciso recompor a base a partir de onde o aluno parou.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.