Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

Prova Brasil: avanços nos estados

Estados com melhor desempenho em 2019 são os mesmos que já tinham melhor desempenho em 2005, à exceção do Ceará.

Por João Batista Oliveira 9 out 2020, 18h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Este é o sexto post de uma série realizada com base no Relatório Prova Brasil 2019 produzido pela consultoria IDados

    Primeiro, vamos aos dados: entre 2005 e 2019, houve um ganho de 45,3 pontos em Matemática nas redes públicas (séries iniciais) e 25,6 nas séries finais. Interessa saber: (a) quais estados aumentaram muito além da média e (b) em que posição se encontram em relação à média atual. A primeira resposta nos indica onde há maior esforço para melhorar. A segunda indica se a melhoria é suficiente para colocar o estado numa posição confortável.

    Esses dados são apresentados aqui e aqui.

    Nas séries iniciais, 5 estados melhoraram 10 pontos além da média: Ceará, Piauí, Acre, Alagoas e São Paulo. Desses 5 estados, apenas Piauí e Alagoas continuam abaixo da média nacional. E, dentre esses, apenas São Paulo se encontrava entre os 5 melhores em 2005. Ceará, Piauí e Alagoas encontravam-se em situação semelhante em 2005.

    Nas séries finais, Ceará, Piauí, Alagoas, Pernambuco e Tocantins melhoraram 10 pontos acima da média. Desses 5 estados, apenas Ceará e Piauí encontram-se acima da média das redes públicas. E nenhum deles se encontrava entre os 5 melhores em 2005 – ao contrário, encontravam-se entre os piores.

    Continua após a publicidade

    Moral da história:

    Primeiro: Os estados com melhor desempenho em 2019 são os mesmos que já tinham melhor desempenho em 2005, à exceção do Ceará. O resultado atual reflete mais variáveis socioeconômicas do que esforços específicos de melhoria: estavam melhor, continuam melhor.

    Segundo: O Ceará é exceção nas séries iniciais e nas séries finais. E nos dois casos situa-se acima da média nacional, mas não muito acima. Há enorme terreno a ser percorrido nos dois níveis.

    Continua após a publicidade

    Terceiro: Apesar dos avanços, estados como Piauí e Alagoas não conseguiram chegar sequer à linha da mediocridade. O nível de desempenho ainda não dá sinais de que uma estratégia pedagógica robusta esteja em curso.

    Quarto: A evidência sobre tipos e impacto de reformas educativas, no mundo, sugere que: (a) reformas eficazes tendem a produzir resultados em prazos relativamente curtos; e que (b) a eficácia de uma reforma depende do nível de desempenho de um sistema educacional, o que funcionou num estágio inicial dificilmente funcionará nas etapas seguintes.

    Isso sugere que, num caso como o do Ceará, serão necessárias novas estratégias para um novo salto de qualidade. E, no caso de estados como Alagoas e Piauí, talvez as estratégias em curso ainda não tenham sido implementadas de forma adequada em número significativo de escolas e municípios.

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.