Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

Prova Brasil e os candidatos a governador: o que dizem os dados

Será que os resultados da Prova Brasil oferecem munição para os candidatos a governadores? Temos alguns poucos casos interessantes para analisar

Por João Batista Oliveira Atualizado em 4 jun 2024, 17h28 - Publicado em 3 set 2018, 10h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Enem - Vestibular - Universidade - Educação
    Estudantes se preparam minutos antes da prova do Enem, no câmpus da Unip da Avenida Vergueiro, em São Paulo (Ricardo Matsukawa/VEJA.com)

    Em época de campanha, os candidatos precisam ressaltar os seus feitos e procurar lacunas nas hostes dos adversários.  Será que os recentes resultados da Prova Brasil oferecem munição para os candidatos? Observe o leitor que aqui estamos falando de redes públicas, que incluem as redes municipais e estaduais.

    Um post no blog do IDados ajuda a responder essa questão. A resposta para 24 dos 27 estados é negativa – não há mudanças significativas na rede pública da maioria dos estados, levando em conta as mudanças havidas entre 2005 e 2017. Os dez estados com melhores notas continuam praticamente os mesmos. Os 10 com as piores notas também. E os do meio podem ter trocado de posição, mas nada significativo.

    Se a regra não ajuda, vale olhar a exceção. Aí temos alguns poucos casos interessantes.

    Nas séries iniciais: Ceará e Acre entraram no clube dos 10 melhores nas séries iniciais do ensino fundamental. Ceará e Tocantins entraram no ranking dos 10 melhores das séries finais do ensino fundamental. Goiás entrou no ranking dos 10 melhores do Ensino Médio, e Pernambuco ficou na porta (saiu do 22º para o 11º lugar).

    Continua após a publicidade

    Não vale chutar cachorro morto – o Rio de Janeiro saiu do clube dos 10 estados com melhor desempenho nas séries iniciais e finais do ensino fundamental e continua no clube dos 10 estados com pior desempenho no ensino médio.

    Muito se pode refletir a partir desses dados. A reflexão mais oportuna e pertinente é a de que é possível mudar, e quando as estratégias são corretas, os resultados começam a aparecer num prazo de 5 a 8 anos. Eles também sugerem que é possível cuidar do telhado (ensino médio) sem consertar o alicerce (ensino fundamental), mas, se não foram promovidas melhorias na base, um dia a casa cai.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.