Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca

11 de Setembro: 3 filmes que mostram o que aconteceu após a tragédia

Longas estão disponíveis nos serviços de streaming Apple TV+, Netflix e Prime Video

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 21h13 - Publicado em 11 set 2023, 12h35

Há exatos 22 anos, em 11 de setembro de 2001, o mundo presenciou o ataque terrorista que marcaria história e abalaria completamente os Estados Unidos. Dois aviões comerciais foram sequestrados por discípulos de Osama Bin Laden e lançados sobre as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York, matando quase 3.000 pessoas. Outros dois aviões também foram tomados por terroristas. Um caiu sobre o Pentágono, e o outro, o United 93, era destinado ao Capitólio, mas a intervenção de passageiros fez com que o voo atingisse o solo da Pensilvânia. Entre uma variedade gigantesca de filmes que dissecam o evento trágico, três longas mostram o que aconteceu após 11 de Setembro. Confira:

Tão Forte e Tão Perto (2011)
Onde assistir: disponível para compra na AppleTV+

Com 11 anos e uma esperteza afiada, Oskar Schell (Thomas Horn) precisa lidar com a perda do pai e melhor amigo, Thomas (Tom Hanks), morto durante os atentados de 11 de setembro. Após um ano da tragédia, Schell descobre um envelope misterioso com o nome Black e uma chave após vasculhar o guarda-roupa do pai. O garoto, levado pela certeza de que os itens são enigmas deixados pelo pai para ele, inicia uma busca por toda Nova York para desvendar o que aquela chave abre. Baseada no livro Extremamente Alto & Incrivelmente Perto (2005), de Jonathan Safran Foer, a trama foi indicada ao Oscar de melhor filme em 2012. Com uma abordagem mais humana do atentado, Tão Forte e Tão Perto destaca a jornada de Schell como uma forma emocionante e aventureira de se processar o luto.

A Hora Mais Escura (2012)
Onde assistir: Prime Video

Continua após a publicidade

Filme aclamado pela crítica e indicado a cinco categorias do Oscar, A Hora Mais Escura retrata a caçada a Osama Bin Laden pela perspectiva de Maya (Jessica Chastain), uma agente da CIA que descobre os principais interlocutores do grupo terrorista Al Qaeda e passa a participar das operações focadas em capturar o terrorista. A direção de Kathryn Bigelow — primeira mulher a vencer o Oscar de melhor direção por Guerra ao Terror (2008) — colocou na tela uma mistura equilibrada de realidade e ficção, narrando a investigação de forma instigante.

Quanto Vale? (2020)
Onde assistir: Netflix

Continua após a publicidade

Advogado especializado em acordos indenizatórios, Ken Feinberg (Michael Keaton) é encarregado de determinar os valores de indenização às famílias das vítimas do 11 de Setembro. Para isso, ele e sua equipe criam uma fórmula capaz de calcular o montante que cada pessoa que perdeu um ente querido deve receber. Entretanto, a moral é colocada em xeque quando um líder comunitário questiona tanto a frieza de se tentar precificar uma vida quanto o fato da decisão ser baseada em aspectos técnicos, como emprego ou idade — quando todos morreram da mesma forma. Com diálogos duros e histórias tocantes sobre algumas das vidas ceifadas pela tragédia, o filme da Netflix expõe a dramática dimensão humana do atentado. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.