Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

A nova acusação contra astro francês Gérard Depardieu por assédio sexual

Reportagem investigativa de veículo francês levantou relatos sobre a produção de onze filmes; ator já foi indiciado por estupro em 2021

Por Thiago Gelli 12 abr 2023, 13h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ator francês Gérard Depardieu está sendo investigado por má conduta sexual contra treze mulheres. A apuração vem do veículo independente Mediapart, que entrevistou atrizes, maquiadoras e profissionais de produção — algumas anônimas, outras não — envolvidas nos bastidores de onze filmes realizados de 2004 a 2022. O caso surge dois anos após o indiciamento do ator por estupro e assédio sexual de uma vítima de 22 anos.

    Segundo o Mediapart, uma das atrizes entrevistadas depôs à Justiça Francesa, mas nenhuma das treze denunciantes deu entrada em ação legal na procuradoria de Paris. Os representantes do ator afirmaram que ele “nega formalmente todas as acusações sujeitas à lei criminal” e “não tem intenção de comentar o artigo”, que “mistura diversos tópicos, inclusive apreciações subjetivas e julgamentos morais”.

    Segundo uma ex-figurante, Depardieu teria inserido a mão dentro de seu vestido e tentado tirar sua calcinha durante as filmagens de The Box, em 2015 (a produção nunca seria lançada). Após ser empurrado, ele teria se tornado “agressivo” e continuado a tentativa de inserir seu dedo nas partes íntimas da atriz. Em corroboração à história, um funcionário da produção afirmou à investigação que as gravações foram interrompidas por causa da denúncia, enquanto outro ator relatou ter ouvido o francês vociferar que “poderia ter quem quisesse e que não a queria, uma ‘porca gorda’”. 

    Já no set de Nos Embalos da Disco, de 2008, a atriz Helène Darras teria sido agarrada pela cintura e apalpada por Depardieu, que “colocou a mão em seu traseiro de maneira insistente” e supostamente sugeriu que ambos fossem a seu camarim, depoimento que o diretor Fabien Onteniente valida. Além dele, a publicação conversou com mais seis antigos  colegas do ator — cineastas e produtores —, que negaram observar qualquer incidente.

    Depardieu é polêmico não só por seu histórico de abuso, mas também pela proximidade com Vladimir Putin, de quem recebeu cidadania russa em 2013 a fim de fugir dos impostos franceses. O ator declara seu amor pelo presidente sem receio e já afirmou que vê a Rússia como “uma grande democracia”. Na televisão francesa, chegou a pedir que o Ocidente “deixasse Vladimir em paz”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.