Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca

A preocupação do presidente da Mattel com cena do filme ‘Barbie’

Relação de Margot Robbie e da diretora Greta Gerwig com a marca vem sendo desenvolvida há anos para equilibrar críticas e elogios ao legado da boneca

Por Gabriela Caputo Atualizado em 15 Maio 2024, 23h34 - Publicado em 28 jun 2023, 09h47

Programado para chegar aos cinemas no dia 20 de julho, o filme Barbie é uma das estreias mais aguardadas neste ano. Para que o projeto saísse do papel, foi necessário um alinhamento prévio com a marca criadora da famosa boneca, a Mattel. Ainda assim, a companhia americana tentou interferir na trama. Segundo a revista Time, o presidente e chefe de operações da Mattel, Richard Dickson, contestou uma cena que julgou não estar alinhada com a marca. Ele viajou até o set de filmagens, em Londres, para conversar com a atriz e protagonista Margot Robbie e com a diretora Greta Gerwig. Para convencê-lo, elas apresentaram a cena ao vivo. “Quando você olha para o papel do roteiro, a nuance não está lá, a entrega não está lá”, disse Margot.

Apesar de não revelar qual a cena contestada, a estrela explicou que o relacionamento com a marca vem sendo construído há certo tempo. Margot, que também é produtora do filme, encontrou-se com o CEO da Mattel, Ynon Kreiz, pela primeira vez em 2018, na tentativa de adquirir os direitos para a versão hollywoodiana da boneca — um projeto antigo da companhia, impulsionado por Kreiz desde que assumiu o cargo, há cinco anos. “Naquela primeira reunião, convencemos Ynon de que honraríamos o legado de sua marca, mas se não reconhecêssemos certas coisas — se não falarmos sobre elas, alguém o faria. Então ele poderia muito bem fazer parte dessa conversa”, disse a atriz.

De fato, o material sobre o filme divulgado até o momento sugere que temas espinhosos devem emergir na trama, o que deve ter preocupado a visão da Mattel. Conforme mostra o trailer, quando começa a questionar sua existência e aparente perfeição, Barbie embarca em uma jornada para o mundo humano em busca de respostas. Lá, se depara com uma realidade que inclui a perspectiva corporativa da marca — com Will Ferrell no papel do CEO e discursos controversos sobre empoderamento feminino.

A ideia alinhada entre a produção do filme e a empresa era, desde o começo, retratar um mundo com diversidade entre as bonecas, para além do visual estereotipado da protagonista loira. “Se [a Mattel] não tivesse feito aquela mudança para ter uma multiplicidade de Barbies, não acho que eu teria tentado fazer um filme da Barbie”, afirmou a atriz à Time. “Não acho que deva ser dito: ‘Esta é a única versão do que a Barbie é, e é isso que as mulheres devem aspirar a ser, parecer e agir'”, completou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 28% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 10,00)
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 39,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.