Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

A preocupação do presidente da Mattel com cena do filme ‘Barbie’

Relação de Margot Robbie e da diretora Greta Gerwig com a marca vem sendo desenvolvida há anos para equilibrar críticas e elogios ao legado da boneca

Por Gabriela Caputo Atualizado em 15 Maio 2024, 23h34 - Publicado em 28 jun 2023, 09h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Margot Robbie como Barbie em filme sobre a boneca
    Margot Robbie como Barbie em filme sobre a boneca  (Reprodução/Warner Bros)

    Programado para chegar aos cinemas no dia 20 de julho, o filme Barbie é uma das estreias mais aguardadas neste ano. Para que o projeto saísse do papel, foi necessário um alinhamento prévio com a marca criadora da famosa boneca, a Mattel. Ainda assim, a companhia americana tentou interferir na trama. Segundo a revista Time, o presidente e chefe de operações da Mattel, Richard Dickson, contestou uma cena que julgou não estar alinhada com a marca. Ele viajou até o set de filmagens, em Londres, para conversar com a atriz e protagonista Margot Robbie e com a diretora Greta Gerwig. Para convencê-lo, elas apresentaram a cena ao vivo. “Quando você olha para o papel do roteiro, a nuance não está lá, a entrega não está lá”, disse Margot.

    Apesar de não revelar qual a cena contestada, a estrela explicou que o relacionamento com a marca vem sendo construído há certo tempo. Margot, que também é produtora do filme, encontrou-se com o CEO da Mattel, Ynon Kreiz, pela primeira vez em 2018, na tentativa de adquirir os direitos para a versão hollywoodiana da boneca — um projeto antigo da companhia, impulsionado por Kreiz desde que assumiu o cargo, há cinco anos. “Naquela primeira reunião, convencemos Ynon de que honraríamos o legado de sua marca, mas se não reconhecêssemos certas coisas — se não falarmos sobre elas, alguém o faria. Então ele poderia muito bem fazer parte dessa conversa”, disse a atriz.

    De fato, o material sobre o filme divulgado até o momento sugere que temas espinhosos devem emergir na trama, o que deve ter preocupado a visão da Mattel. Conforme mostra o trailer, quando começa a questionar sua existência e aparente perfeição, Barbie embarca em uma jornada para o mundo humano em busca de respostas. Lá, se depara com uma realidade que inclui a perspectiva corporativa da marca — com Will Ferrell no papel do CEO e discursos controversos sobre empoderamento feminino.

    Continua após a publicidade

    A ideia alinhada entre a produção do filme e a empresa era, desde o começo, retratar um mundo com diversidade entre as bonecas, para além do visual estereotipado da protagonista loira. “Se [a Mattel] não tivesse feito aquela mudança para ter uma multiplicidade de Barbies, não acho que eu teria tentado fazer um filme da Barbie”, afirmou a atriz à Time. “Não acho que deva ser dito: ‘Esta é a única versão do que a Barbie é, e é isso que as mulheres devem aspirar a ser, parecer e agir'”, completou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.