Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

A preocupação do presidente da Mattel com cena do filme ‘Barbie’

Relação de Margot Robbie e da diretora Greta Gerwig com a marca vem sendo desenvolvida há anos para equilibrar críticas e elogios ao legado da boneca

Por Gabriela Caputo Atualizado em 15 Maio 2024, 23h34 - Publicado em 28 jun 2023, 09h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Programado para chegar aos cinemas no dia 20 de julho, o filme Barbie é uma das estreias mais aguardadas neste ano. Para que o projeto saísse do papel, foi necessário um alinhamento prévio com a marca criadora da famosa boneca, a Mattel. Ainda assim, a companhia americana tentou interferir na trama. Segundo a revista Time, o presidente e chefe de operações da Mattel, Richard Dickson, contestou uma cena que julgou não estar alinhada com a marca. Ele viajou até o set de filmagens, em Londres, para conversar com a atriz e protagonista Margot Robbie e com a diretora Greta Gerwig. Para convencê-lo, elas apresentaram a cena ao vivo. “Quando você olha para o papel do roteiro, a nuance não está lá, a entrega não está lá”, disse Margot.

    Apesar de não revelar qual a cena contestada, a estrela explicou que o relacionamento com a marca vem sendo construído há certo tempo. Margot, que também é produtora do filme, encontrou-se com o CEO da Mattel, Ynon Kreiz, pela primeira vez em 2018, na tentativa de adquirir os direitos para a versão hollywoodiana da boneca — um projeto antigo da companhia, impulsionado por Kreiz desde que assumiu o cargo, há cinco anos. “Naquela primeira reunião, convencemos Ynon de que honraríamos o legado de sua marca, mas se não reconhecêssemos certas coisas — se não falarmos sobre elas, alguém o faria. Então ele poderia muito bem fazer parte dessa conversa”, disse a atriz.

    De fato, o material sobre o filme divulgado até o momento sugere que temas espinhosos devem emergir na trama, o que deve ter preocupado a visão da Mattel. Conforme mostra o trailer, quando começa a questionar sua existência e aparente perfeição, Barbie embarca em uma jornada para o mundo humano em busca de respostas. Lá, se depara com uma realidade que inclui a perspectiva corporativa da marca — com Will Ferrell no papel do CEO e discursos controversos sobre empoderamento feminino.

    A ideia alinhada entre a produção do filme e a empresa era, desde o começo, retratar um mundo com diversidade entre as bonecas, para além do visual estereotipado da protagonista loira. “Se [a Mattel] não tivesse feito aquela mudança para ter uma multiplicidade de Barbies, não acho que eu teria tentado fazer um filme da Barbie”, afirmou a atriz à Time. “Não acho que deva ser dito: ‘Esta é a única versão do que a Barbie é, e é isso que as mulheres devem aspirar a ser, parecer e agir'”, completou.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.