‘Ainda Estou Aqui’ conquista indicação em prestigiada premiação britânica
O destaque em cerimônia da crítica londrina amplia reconhecimento de filme estrelado por Fernanda Torres

O filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, recebeu uma indicação ao London Critics’ Circle Awards, um dos mais respeitados prêmios da crítica do Reino Unido. Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, o longa concorre à estatueta de melhor filme em língua não-inglesa ao lado do francês Emilia Pérez, o italiano La Chimera, o irlandês Kneecap e o indiano Tudo Que Imaginamos Como Luz. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 19.
Neste mês, Ainda Estou Aqui também entrou na lista de indicados a melhor filme de língua não-inglesa no Globo de Ouro 2025. Elogiada lá fora, a produção está em busca de uma indicação ao Oscar 2025 de melhor filme internacional e foi selecionada pela Academia de Hollywood para a shortlist do prêmio, lista com quinze títulos que se aproximam de uma nomeação no ano que vem.
A trama narra a história real de Eunice Paiva, mãe de Marcelo Rubens Paiva, autor do livro de mesmo nome em que Ainda Estou Aqui se baseia. Mãe de cinco filhos, Eunice, interpretada por Fernanda Torres na maioria das cenas e por Fernanda Montenegro nos momentos finais, teve de lidar com o desaparecimento do marido, o engenheiro e ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), em 1971, depois que ele foi levado por agentes da Ditadura Militar para dar depoimento. Opositor do regime, ele foi torturado e morto. Só 40 anos depois, com a Comissão de Verdade, teve sua morte oficialmente investigada e confirmada. Já Eunice se reinventou, ingressando no curso de Direito e se tornando especialista na defesa dos povos indígenas.
Confira o trailer de Ainda Estou Aqui:
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial