Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

As ótimas chances de ‘Ainda Estou Aqui’ em seis categorias do Oscar

Além de melhor filme estrangeiro e melhor atriz, revista americana prevê que filme brasileiro seja um dos principais indicados em 2025

Por Mariana Carneiro, Thiago Gelli Atualizado em 26 set 2024, 17h24 - Publicado em 19 set 2024, 11h04

Na noite desta terça-feira, 17, a revista americana The Hollywood Reporter publicou uma lista com os nomes mais cotados para concorrer ao Oscar 2025, apontando previsões esperadas como Duna 2 para o prêmio de melhor filme e Nicole Kidman para o troféu de melhor atriz pelo thriller Babygirl. Entre os títulos listados, uma inclusão foi boa surpresa para os brasileiros: Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi inserido nas possibilidades de seis das principais categorias.

Para o veículo, um dos mais conceituados no ramo cultural americano, Fernanda Torres é a sexta atriz com mais chances de ser indicada ao prêmio de melhor atriz, superando nomes como Tilda Swinton e Julianne Moore, ambas estrelas do novo filme de Pedro Almodóvar. As cinco colegas de profissão à frente da carioca são Angelina Jolie (por Maria), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora), Demi Moore (A Substância) e Nicole Kidman. Selton Mello ocupa a mesma posição no levantamento de atores coadjuvantes, atrás de Peter Sarsgaard (September 5), Jeremy Strong (O Aprendiz), Kieran Culkin (A Real Pain), John Magaro (September 5) e Clarence Maclin (Sing Sing), todos americanos.

Salles, por sua vez, foi colocado na sétima posição da lista de diretores, acima de autores de renome já premiados pela Academia. Para a publicação, ele precisará se esforçar se quiser derrubar os concorrentes à sua frente: Jacques Audiard (Emília Perez), Edward Berger (Conclave), Denis Villeneuve (Duna 2), Sean Baker (Anora), Mohammad Rasoulof (A Semente do Figo Sagrado) e Tim Fehlbaum (September 5). Já o roteiro, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, é o quarto colocado nas previsões da categoria dedicada a textos adaptados, com grandes chances de chegar ao quadro final de cinco indicados.

A categoria na qual o longa é mais promissor — quase garantia — é a de melhor filme internacional. Segundo o Hollywood Reporter, apenas o francês Emilia Pérez tem mais chances de indicação que Ainda Estou Aqui. Na disputa pela láurea máxima, a de melhor filme, o lançamento brasileiro figura na décima posição. Como a categoria é a única com espaço para dez candidatos, o dobro das demais, a indicação é uma boa possibilidade.

Continua após a publicidade

Indicação brasileira à disputa

O filme, porém, ainda não foi oficializado pela Academia Brasileira de Cinema como seleção do país à vaga internacional da premiação. A instituição divulgou a lista de seis pré-candidatos nesta segunda-feira, 16 de setembro, e anunciará o escolhido no dia 23.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.