Atriz belga Emilie Dequenne morre aos 43 anos vítima de câncer raro
Diagnosticada em 2023, a protagonista de 'Rosetta' estava em cuidados paliativos há alguns dias

A atriz Emilie Dequenne morreu nesta domingo, 17, aos 43 anos, informou a família à agência de notícias AFP. Vencedora do prêmio de melhor atriz no festival de Cannes de 1999, pelo filme Rosetta, dos irmãos Dardenne, Dequenne foi diagnosticada em 2023 com um raro câncer na glândula suprarrenal, e estava em cuidados paliativos.
Emilie Dequenne estreou no cinema aos 18 anos, no mesmo Rosetta que lhe rendeu o concorrido prêmio em Cannes. Após a morte da atriz, Gilles Jacob, ex-presidente do festival, declarou à AFP que Dequenne “injetou uma enorme vitalidade a um filme que já seguia a 100 quilômetros por hora”. “Trabalhamos durante 20 minutos e ficamos muito impressionados por sua força”, disse Luc Dardenne.

Nas redes sociais, a atriz costumava falar abertamente sobre o tratamento contra o câncer. Em dezembro do ano passado, disse em uma entrevista à televisão francesa que a doença estava cada vez mais agressiva, e que “não viveria tanto quanto esperava”. No dia mundial contra o câncer, 4 de fevereiro, disse nas redes sociais que a doença é “uma batalha implacável e que não se escolhe”. Ela deixa uma filha, Milla, de 23 anos.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial