Atriz de ‘Anora’ bagunça chances de Fernanda Torres e Demi Moore no Oscar
Ao vencer o Bafta, Mikey Madison superou as expectativas e deixou ainda mais acirrada a disputa à estatueta dourada

Considerado um termômetro para o Oscar, o Bafta premiou neste domingo, 16, a americana Mikey Madison com o troféu de melhor atriz por sua atuação no filme Anora. Ela disputava o prêmio com Marianne Jean-Baptiste e Saoirse Ronan e com três outras atrizes que, assim como Mikey, estão também indicadas ao Oscar: são elas Demi Moore, por A Substância; Karla Sofía Gáscon, por Emilia Pérez; e Cynthia Erivo, por Wicked. Nesse grupo, faltou apenas a brasileira Fernanda Torres, nomeada ao Oscar por Ainda Estou Aqui, mas esnobada pelo Bafta. A expectativa era que o prêmio fosse para Demi Moore, até então considerada favorita a todos os troféus aos quais concorre. Outra possibilidade era que o Bafta elegesse Marianne ou Saoirse, que disputavam com filmes originalmente ingleses — os dramas Hard Truths e The Outrun, respectivamente. Mas, ao eleger Mikey, a premiação bagunçou um pouco mais a já acirrada categoria de melhor atriz do Oscar.
O que significa a derrota de Demi Moore no Bafta para o Oscar?
Perder o prêmio fez com que a favorita ao Oscar desse alguns passos para trás, mostrando que não está tão na dianteira como imaginava. O Bafta era ainda a última premiação a ser transmitida antes do encerramento dos votos da Academia de Hollywood, que acaba nesta terça-feira, 18. Sendo assim, se haviam indecisos, eles ficaram um pouco mais depois dessa derrota. Demi ainda vai enfrentar Mikey no Sag Awards, prêmio do sindicato dos atores, que ocorre no domingo dia 23. Estão indicadas também Pamela Anderson, por The Last Showgirl, Cynthia Erivo e Karla Sofía Gascón.
Mikey Madison pode afetar Fernanda Torres no Oscar?
Sim, tanto de forma positiva quanto negativa. Mikey é considerada uma forte concorrente de Demi Moore e Fernanda, trio que constantemente é apontado como favorito ao Oscar de atriz. Mas sua vitória no Bafta mostra que a estrela de Anora pode ter tirado muitos votos de Demi, enfraquecendo a veterana no Oscar. Mas Fernanda se mantém à espreita: como a brasileira não disputou o Bafta, nem estará no Sag, o embate entre as três ficou mais imprevisível para a noite do Oscar, que ocorre no dia 2 de março.