Atriz de Emilia Pérez quebra o silêncio sobre Oscar de ‘Ainda Estou Aqui’
Vitória do filme brasileiro levou atriz às redes sociais após diversas polêmicas

Karla Sofía Gascón, atriz principal de Emilia Pérez e primeira mulher trans a ser indicada a melhor atriz no Oscar, usou suas redes sociais para parabenizar o Oscar de melhor filme internacional conquistado por Ainda Estou Aqui, filme do brasileiro Walter Salles.
Em seus stories, a atriz compartilhou um vídeo de brasileiros comemorando a vitória do Brasil no Oscar em diferentes cidades. No mesmo story, Gascón escreveu: “É bom ver como muitas pessoas vivem com entusiasmo e comemoram. Parabéns, Ainda Estou Aqui, parabéns a todos os brasileiros que aproveitaram com amor e apoiaram os seus com respeito pelos outros participantes”.

A postagem foi feita após uma campanha intensa e controversa de Emilia Pérez, que tinha Ainda Estou Aqui como seu principal concorrente na categoria de melhor filme internacional. Durante as promoções do filme, Karla afirmou em entrevista que pessoas da equipe de Fernanda Torres falavam mal dela e de Emilia Pérez, sem mostrar evidências. Poucos dias depois, tuítes antigos e problemáticos da atriz foram descobertos pela mídia. Um deles mencionava George Floyd, símbolo da luta antirracista e que foi morto em 2020 em uma violenta abordagem policial nos Estados Unidos: “Eu realmente acho que pouquíssimas pessoas se importaram com George Floyd, um vigarista viciado em drogas, mas sua morte serviu para demonstrar mais uma vez que há pessoas que ainda consideram os negros como macacos sem direitos e consideram os policiais como assassinos”, escreveu a atriz.
Em outra postagem, Gascón faz um comentário gordofóbico em uma foto onde Adele aparece usando um vestido com mangas bufantes: “A Covid passou, e ela exagerou com as mangas, ou fez cirurgia e não retiraram a pele dos braços”, se referindo ao emagrecimento da cantora. Gascón ainda marcou a cantora na publicação.
A atriz desativou sua conta no X (antigo Twitter) após a descoberta de suas publicações antigas, mas prints de tela já tinham tomado a internet. A atriz se desculpou publicamente pelas ofensas e em nota, afirmou: “Sempre usei minhas mídias sociais como um diário, com reflexões ou notas, para depois criar histórias ou personagens, não como algo que seria escrutinado até o último de seus 140 caracteres, já que às vezes eu mesma nem tenho consciência de ter escrito algo negativo. (…) Talvez minhas palavras não estejam corretas, muitas vezes por ignorância ou puro engano. Peço desculpas novamente se alguém já se sentiu ofendido ou se sentirá no futuro”.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial