Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Barbie monopolista: como o filme causou escassez global de tinta

Para construir a Barbielândia, a equipe do filme sobre a boneca precisou da cor rosa fluorescente em lotes excessivos — e exauriu uma indústria

Por Thiago Gelli Atualizado em 16 Maio 2024, 00h04 - Publicado em 6 jun 2023, 11h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    Margot Robbie como Barbie — (Warner Bros./Divulgação)

    O filme Barbie é uma das estreias mais aguardadas do ano e tem mobilizado o público desde os primeiros anúncios de elenco, prévias de imagens, filmagens e trailers. A “barbiemania” é incontestável, generalizada e tem data para explodir: 20 de julho, quando chega aos cinemas brasileiros. Antes de dominar as bilheterias, no entanto, a produção já pode dizer que monopolizou um mercado: o de tintas. Segundo a cenografista Sarah Greenwood, em entrevista ao veículo Architectural Digest, a demanda de tinta rosa fluorescente para a construção da “Barbielândia” foi tanta que causou escassez global do tom: “O mundo ficou sem rosa”, afirmou.

    Para o jornal Los Angeles Times, a vice-presidente da empresa Rosco — conhecida por abastecer Hollywood — confirmou a declaração de Greenwood, dizendo que a produção utilizou “tanta tinta quanto tínhamos para oferecer”. Segundo a empresária, a falta de recursos não pode ser creditada exclusivamente a Barbie, mas também é decorrente da pandemia da Covid-19 e dos obstáculos que impôs à manufatura de diversos bens, além de uma geada que cobriu o Texas no começo de 2021 e danificou ingredientes essenciais ao produto.

    A diretora Greta Gerwig justifica o uso expressivo de tinta em nome da estética infantilizada das bonecas. A intenção era fazer tudo “muito brilhante e quase excessivo”. Através do trailer divulgado em 25 de maio, é possível observar o efeito nas casas, carros, postes, móveis, pistas de dança e mais: todos cor-de-rosa. 

    Barbie acompanha a jornada da personagem-título, interpretada por Margot Robbie, e Ken (Ryan Gosling) rumo ao mundo real, onde devem descobrir a verdade por trás do universo, ou se contentar com a rotina de seu mundo de plástico, no qual tudo é perfeito e todos os dias são os melhores da história. O elenco é recheado de estrelas como Dua Lipa, Will Ferrell, Helen Mirren, Simu Liu, Kate McKinnon e mais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.