Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca

‘Barbie’ versus ‘Oppenheimer’: quem vai levar a melhor?

A estreia simultânea dos dois filmes marca a semana mais agitada do ano para o cinema

Por Gabriela Caputo Atualizado em 14 Maio 2024, 00h11 - Publicado em 20 jul 2023, 10h08

De um lado, um mundinho de plástico colorido e vibrante, onde reina a positividade; de outro, a realidade sombria das tensões da II Guerra Mundial. O que Barbie, comédia protagonizada pela boneca mais famosa do mundo, e Oppenheimer, drama de época sobre o físico que criou a bomba atômica, têm em comum? Apesar de contrastantes, ambos os filmes marcam a semana mais aguardada do ano para o cinema, com estreia nesta quinta-feira, 20, e estão cercados de altas expectativas. O lançamento simultâneo gerou até um meme conjunto: Barbieheimer” ou “Barbenheimer”, que logo virou fenômeno nas redes sociais. Para os fãs do audiovisual, é inevitável não especular quem levará a melhor nessa disputa cordial.

Dirigidos, respectivamente, pela cineasta indie em ascensão Greta Gerwig e pelo consagrado Christopher Nolan, os dois longas já foram aclamados pela crítica especializada. No Rotten Tomatoes, site americano que agrega tais avaliações, Barbie abriu com 93% de críticas positivas, enquanto Oppeinheimer chegou a 96%. Quanto ao público geral, as bilheterias podem coroar outro “vencedor”: segundo as projeções mais ponderadas, a produção cor-de-rosa deve bater 110 milhões de dólares nas bilheterias dos Estados Unidos no fim de semana de estreia, enquanto a película histórica deve somar 50 milhões no mesmo período. No país, Barbie será inicialmente exibido em 4.200 cinemas, contra 3.600 de Oppenheimer. 

É provável, ainda, que o primeiro quebre o recorde de maior estreia de um filme feito por uma mulher — o título atual é de Mulher-Maravilha (2017), de Patty Jenkins, que fez 103 milhões. No Brasil, a Ingresso.com revelou que a obra de Gerwig tem a maior pré-venda do ano no site, superando as expectativas da empresa em 166% após o segundo fim de semana. 

@girlbossmovies

barbenheimer is almost upon us🔥🔥🔥🔥 #barbenheimer #barbieheimer #barbiemovie #oppenheimer #oppenheimermovie #barbieedit #margotrobbie

♬ original sound – laura

Continua após a publicidade

Claro, são dois longas com públicos diferentes — um, afinal, é mais comercial que outro –, mas os ávidos pela sétima arte parecem empolgados para conferir ambas as tramas. Aliás, o hype do meme foi tanto que cinemas ao redor do mundo passaram a incentivar que os espectadores assistam aos dois em sequência, no mesmo dia — em São Paulo, por exemplo, o Cine Belas Artes idealizou uma programação de seu famoso “Noitão” dedicada à maratona, batizada de OppenBarbie. Lá fora, a rede americana AMC divulgou que mais de 40 mil pessoas compraram ingressos para ver ambos os filmes no dia da estreia. Nem mesmo as estrelas da semana, Margot Robbie e Cillian Murphy, perderam a piada, estimulando as sessões duplas em entrevistas. “Passar o dia inteiro no cinema, o que é melhor do que isso?”, disse Murphy.

@ign

Cillian Murphy loves that Barbie and Oppenheimer come out on the same day. #oppenheimer #barbie #movies #cillianmurphy #margotrobbie #universal #wb #cinema #christophernolan #gretagerwig #doublefeature #movie #feature #ign #interview

♬ original sound – IGN

Há 15 anos, um evento parecido agitou o setor: Mamma Mia! e Batman: O Cavaleiro das Trevas — um musical enérgico baseado nas músicas do grupo sueco ABBA e um soturno filme de herói, também dirigido por Nolan — estrearam na mesma semana nos Estados Unidos. As redes sociais ainda não tinham a força necessária para transformar “Batmia” em meme global, e o embate foi díspar. Batman arrecadou 158 milhões de dólares em sua estreia no país, contra os humildes 27 milhões de dólares do musical. No que diz respeito à “Barbieheimer”, a discussão on-line parece ter ultrapassado a rivalidade superficial e se firmado como uma celebração da arte feita para as telonas, que ainda se recupera do baque da pandemia. O debate, agora, é sobre a ordem ideal para assistir aos filmes — ou mesmo qual cor vestir durante o passeio, preto ou rosa-choque. Quem vence é o cinema.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.