Como Spielberg convenceu David Lynch a participar de ‘Os Fabelmans’
Criador de ‘Twin Peaks’ faz uma ponta no fim do filme na pele do famoso cineasta John Ford
Steven Spielberg ganhou popularidade (e um caminhão de prêmios e boas bilheterias) por sua capacidade de transmitir de maneira simples e emotiva qualquer tema – de invasão alienígena aos horrores da escravidão. Na outra ponta oposta, o cineasta David Lynch se tornou queridinho dos espectadores que gostam de tramas complexas, filosóficas e de soluções difíceis – como atesta a série criada por ele, Twin Peaks. Logo, foi no mínimo curioso ver ambos trabalhando juntos em Os Fabelmans, mais recente filme de Spielberg, no qual ele observa a própria infância e adolescência.
Lynch faz uma ponta no final do filme, interpretando ninguém menos que John Ford (1894-1973), nome por trás de grandes clássicos do cinema, caso de As Vinhas da Ira (1940) e o faroeste Rastros de Ódio (1956), para citar só dois. Na trama de Os Fabelmans, o jovem Sam (Gabriel LaBelle) – que representa Spielberg na juventude – consegue seu primeiro trabalho na produção de um canal de TV e é surpreendido com a chance de conhecer seu ídolo. O encontro com Ford dura menos de 5 minutos, no qual o cineasta lhe dá um curioso conselho sobre enquadramento. Segundo Spielberg, o encontro de fato ocorreu e do modo como foi retratado.
O diretor conta que o marido de seu co-roteirista foi quem sugeriu o nome de Lynch para interpretar Ford. Porém, após o convite de Spielberg, o diretor declinou. “Ele [Lynch] disse que não era um ator e que tinha outros projetos. Disse também que John Ford era incrível. E se ele não estivesse à altura de interpretá-lo? Ele estava inseguro”, disse Spielberg em um evento de lançamento do filme. Spielberg tentou convidá-lo uma segunda vez, e Lynch novamente negou. “Então tive que ir atrás de uma intermediária, a melhor amiga dele, a atriz Laura Dern”, contou Spielberg. “Você tem que convencer o David a fazer isso em duas semanas”, implorou o diretor, já com data marcada.
David Lynch as John Ford in Steven Spielberg's The Fabelmans (2022). pic.twitter.com/IyKUUngpLS
— Albert Galera (@AlbertGalera) January 11, 2023
Lynch, então, aceitou participar do filme. Mas com uma condição: ele queria o figurino duas semanas antes da gravação. “Eu perguntei: ‘Por que? Você vai usá-lo’. E ele disse: “Sim, todos os dias’. O chapéu, o tapa-olho, tudo. Quando ele chegou no set, a roupa estava até gasta.” O resultado valeu a pena. Os Fabelmans está em cartaz nos cinemas.