‘Conclave’ volta aos cinemas em meio a comparações com o mundo real
Filme retrata os bastidores da eleição de um papa e tem sido analisado em paralelo à realidade desde a morte de Francisco em 21 de abril

Três meses após sua estreia original no Brasil, o drama Conclave retornará às salas de cinema do país a partir desta quinta-feira, 24 de abril, em resposta à relevância que ganhou após a morte do papa Francisco aos 88 anos nesta segunda-feira, 21. Fictício, mas inspirado em pesquisas detalhadas sobre os bastidores do Vaticano, o filme retrata as intrigas políticas por trás do conclave, processo eleitoral no qual cardeais escolhem o novo papa, previsto para começar no mundo real entre 15 e 20 dias após a morte do pontífice. O filme saiu do Oscar 2025 com a estatueta de melhor roteiro adaptado — escrito com base no romance homônimo de Robert Harris.
Quais os paralelos entre Conclave e realidade?
Na trama, o cardeal Lawrence (Ralph Fiennes) é apontado como coordenador da eleição que reúne membros do clero de todo o mundo. Antes mesmo da eleição real começar, fãs do filme já apontam paralelos entre vida e arte: ao começo do conclave fictício, o favorito para conquistar o cargo é Adeyemi, que seria o primeiro papa africano, mas carregava posicionamentos profundamente conservadores. Atualmente, um dos nomes mais fortes para suceder Francisco é Robert Sarah, da República da Guiné, que já comparou “ideologias ocidentais homossexuais” e o “fanatismo islâmico” ao fascismo e ao comunismo do século XX.
Para além dele, outro candidato ao papado se assemelha a um dos personagens da trama: o cardeal filipino Luis Antonio Tagle, que assim como Benitez (Carlos Diehz) representa valores progressistas e um distanciamento da Igreja Católica de valores reacionários. Para além de personagens específicos, o filme revela detalhes sobre o funcionamento de um conclave e as relações internas do clero, que se divide em alas ideológicas de forma muito similar a eleições democráticas. Saiba mais sobre como o filme ilustra o processo aqui.
Em quais cidades Conclave volta ao circuito?
O relançamento de Conclave contempla quase 40 cidades de 13 estados: Brasília, Cuiabá, Maceió, Recife, Aracaju, Rio Branco, Porto Velho, Belo Horizonte, Cabo Frio, Duque de Caxias, Petrópolis, Rio de Janeiro, Avaré, Bauru, Campinas, Cotia, Guarulhos, Mauá, Piracicaba, Pirassununga, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo, São Roque, Sorocaba, Cornélio Procópio, Curitiba, Londrina, Maringá, Paranaguá, Porto Alegre, Camboriú, Criciúma, Florianópolis e Joinville.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial