De Fernanda Montenegro a Branca de Neve: as estreias de março no cinema
De um drama criminal estrelado pela icônica atriz brasileira até o polêmico remake da Disney, opções buscam cativar o público após o Oscar

Logo após o histórico Oscar 2025, o mês de março tem o desafio de encher as salas de cinema com opções instigantes. Dentre elas, uma das melhores apostas é nacional e, tal como Ainda Estou Aqui, tem Fernanda Montenegro no elenco. Outra, por sua vez, é dirigida pelo visionário sul-coreano Bong Joon-ho, de Parasita, e equilibra críticas ácidas ao autoritarismo com ação bem-humorada. A Disney, por sua vez, tenta retomar a glória de seus primeiros dias. Confira as principais estreias do mês:
Mickey 17
Quando: 6 de março
Na trama curiosa, o protagonista Mickey Barnes, interpretado por Robert Pattinson, morre diversas vezes e é trazido de volta à vida através de uma impressora 3D. Sem expectativas na Terra, ele se oferece para ser um “descartável” numa missão de colonização espacial. Logo o rapaz se envolve em situações perigosas enquanto explora o universo — morrendo as 17 vezes que aponta o título. Uma falha de comunicação, porém, faz com que duas versões do personagem existam ao mesmo tempo, o que agita a ficção científica ácida, engraçada e muito criativa.
O Macaco
Quando: 6 de março
Baseado em um conto de Stephen King, O Macaco une humor e horror em um bizarro brinquedo retrô que, ao ser ativado, causa a morte acidental e violenta de alguém por perto da pessoa que lhe deu corda. Quando os irmãos gêmeos Hal e Bill o encontram nas coisas do pai desaparecido, a brincadeira logo se torna uma maldição que os acompanha por toda a vida. Já adultos, vividos por Theo James, os dois têm que encontrar o artefato e destruí-lo de uma vez por todas se querem poupar aqueles ao seu redor de fins tão trágicos quanto hilários.
Vitória
Quando: 13 de março
O lançamento nacional mais aguardado do mês é o drama policial Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro e dirigido por seu genro e marido de Fernanda Torres, Andrucha Waddington. A trama relata a história real de uma senhora carioca de 80 anos que, armada de uma câmera pessoal, conseguiu denunciar à polícia a rotina de tráfico que comandava a favela Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Na vida real, a vigilante foi a aposentada Joana da Paz, que teve a identidade mantida em sigilo por dezessete anos, até sua morte em 2023.
Branca de Neve
Quando: 20 de março
A polêmica versão live-action da primeira animação em longa metragem da Disney enfim chega aos cinemas na penúltima semana do mês de março. Criticado por escolhas de elenco, a substituição dos sete anões por criaturas mágicas e outras revisões do original, o longa enfim terá a chance de mostrar a que veio. Com roteiro de Erin Cressida Wilson e colaboração de Greta Gerwig, o filme promete expandir a história da princesa e seu embate contra a Rainha Má, além de apresentar novas canções escritas pelos compositores Benj Pasek e Justin Paul.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial