Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

De Viola Davis a ‘Não! Não Olhe!’: os esnobados do Oscar 2023

Filmes e nomes cotados para a premiação ficaram de fora dos indicados; confira os principais esquecidos pela Academia

Por Marcelo Canquerino Atualizado em 24 jan 2023, 13h20 - Publicado em 24 jan 2023, 13h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando chegou aos cinemas no ano passado, A Mulher Rei recebeu muitos elogios por parte do público e da crítica especializada. Repleto de tensão, o filme acompanha a história de um grupo de guerreiras africanas nos anos 1800 que tiveram suas narrativas ofuscadas pelos colonizadores europeus. Nada disso, porém, foi suficiente para o longa sequer ser lembrado pela Academia do Oscar, que divulgou seus indicados nesta terça-feira, 24. Viola Davis, protagonista indicada ao Sag Awards e o Bafta pelo papel, estava cotada para a categoria de melhor atriz — mas ficou de fora. O mesmo aconteceu com a diretora, Gina Prince-Bythewood.

    Nas últimas duas edições do Oscar, as mulheres dominaram a categoria de direção. Apesar de historicamente elas quase não terem sido lembradas, em 2021 e 2022, Chole Zhao, de Nomadland, e Jane Campion, de Ataque dos Cães, levaram, respectivamente, as estatuetas para casa. Este ano, porém, a categoria é composta apenas por homens, deixando de lado nomes como Chinonye Chukwu, de Till – A Busca por Justiça, e a própria Gina Prince-Bythewood, de A Mulher Rei. Outra diretora que estava cotava para competir pelo posto de melhor direção era Charlotte Wells, de Aftersun — outro longa esnobado que recebeu apenas uma indicação, de melhor ator para Paul Mescal.

    Na categoria de atuação, a falta de alguns nomes também chamou a atenção. Apesar das 6 indicações de Top Gun: Maverick, uma das bilheterias arrasa quarteirão de 2022, o grande protagonista Tom Cruise, não foi lembrado. O longa Os Fabelmans, espécie de biografia de Steven Spielberg, também enfrentou algo parecido. Com 7 indicações, o ator Paul Dano, que interpreta o pai de Spielberg no longa, ficou de fora das nomeações.

    Quando o assunto são filmes de terror, é comum a Academia de Hollywood torcer o nariz. O terceiro longa de Jordan Peele, Não! Não Olhe! é o grande exemplo de esnobado do gênero este ano — apesar das críticas positivas e da boa bilheteria. Na toada pop, Taylor Swift, que também tentava uma vaga no Oscar, não conseguiu a tão sonhada indicação. A cantora fez campanha massiva para o seu curta musical All Too Well: The Short Film ser indicado como melhor curta-metragem. Swift também tinha uma chance na categoria de melhor canção original com Carolina, do filme Um Lugar Bem Longe Daqui, mas a música não foi lembrada pelo Oscar.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.