Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca

Destino ou acaso? Atores explicam como surgiu o fenômeno ‘Barbenheimer’

Em conversa, Margot Robbie e Cillian Murphy discutem os dois grandes sucessos do cinema em 2023

Por Gabriela Caputo Atualizado em 9 Maio 2024, 18h47 - Publicado em 5 dez 2023, 16h08

A semana de 21 de julho foi um fenômeno da história recente do cinema. A data marcou a estreia de duas grandes produções, bastante aguardadas: Barbie, dirigido por Greta Gerwig, e Oppenheimer, obra de Christopher Nolan. Os filmes definitivamente não combinam entre si, sendo o primeiro uma comédia protagonizada pela boneca mais famosa do mundo, enquanto o outro é um drama de época sobre o físico que criou a bomba atômica que arrasou Hiroshima e Nagasaki. Ainda assim, o lançamento simultâneo acabou gerando até um meme conjunto, o chamado “Barbenheimer”. Nas redes sociais, só se falava disso. Conforme revelado pelos astros Cillian Murphy e Margot Robbie, a escolha da data que resultaria em tanto alvoroço só se deu por superstições particulares de um lado, e uma recusa do outro.

Durante uma conversa entre os dois atores, em vídeo publicado pela Variety nesta terça-feira, 5, Murphy conta que Nolan tem certa superstição com o dia 21 julho, fazendo um esforço para que seus filmes sejam lançados nas proximidades dele. “É uma boa data! Também escolhemos ela”, brincou Margot no bate-papo da série Actors on Actors. A estrela de Barbie contou que um dos produtores de Oppenheimer, Chuck Roven, que já a conhecia de outros projetos, chegou a ligar para ela sugerindo que mudassem de data. “Não vamos mudar. Se você está com medo de nos enfrentar, então mude você”, respondera ela. Margot considerava que era justamente o contraste entre os filmes que os tornaria um ótimo par nas bilheterias — e comemora que o mundo tenha concordado. “Foi um bom instinto”, avaliou Murphy. Para ele, a recepção positiva de ambos filmes mostrou o tamanho do apetite das audiências com o cinema. Assim nascia o fenômeno “Barbenheimer”.

Margot aproveitou para perguntar se o colega tinha conhecimento sobre os memes, já que em um entrevista concedida há alguns anos ele admitiu não saber o que eram. Murphy diz que sim, graças aos seus dois filhos adolescentes que a todo momento lhe mostram as piadas que circulam pela internet. Os astros admiram a perspicácia de “Barbenheimer”. “As pessoas me perguntavam se era um marketing articulado entre os dois estúdios. Não! O mundo fez isso”, acrescentou Margot. “As coisas se conectaram, de maneira que nem eu, nem você, nem os estúdios, ninguém poderia prever, e pode ser que nunca aconteça de novo”, completou Murphy.

Confira o vídeo completo:

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.