Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca

Diretora de ‘Barbie’ e estrela negra ganham destaque em Cannes e Berlim

Atrizes célebres em Hollywood vão comandar os júris dos mais influentes festivais europeus, responsáveis por celebrar o cinema internacional

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 18h31 - Publicado em 14 dez 2023, 12h44

Em 2023, o cinema feminista quebrou o velho paradigma dos blockbusters másculos e colocou Barbie — e suas críticas ao patriarcado — no topo das bilheterias. No ano seguinte – que nem começou – o efeito dominó já pode ser sentido: o festival de Cannes confirmou na manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro, que Greta Gerwig, diretora do hit cor-de-rosa, será presidente do júri durante a edição que ocorre entre 14 e 25 de maio. Já na vizinha Alemanha, Lupita Nyong’o, encabeçará o quadro avaliador do Festival de Berlim, em fevereiro. Atriz e ativista conhecida por declarações anti-racistas e feministas, ela também trabalha com a organização ugandense Mother Health International, que assegura cuidados médicos a mulheres em nações subdesenvolvidas.

A Berlinale ocorre de 15 a 25 de fevereiro na capital alemã. Em comunicado oficial, os organizadores afirmaram que a Nyong’o encarna “versatilidade para realizar diferentes projetos” e carrega “coerência que é bastante reconhecível em seus personagens, por mais diversos que pareçam”. Em suas redes, ela afirmou se sentir honrada pelo título, que sucede a liderança de Kristen Stewart em 2023. O festival tem um histórico feminino melhor que Cannes, tendo selecionado 24 mulheres para o cargo, contra 13 do francês. Por outro lado, Lupita é a primeira pessoa negra e africana a ocupar a posição.

Já Cannes deve lotar a pequena cidade do litoral francês com estrelas glamourosas e os ricaços habituais entre 14 e 25 de maio. Aos 40, Greta é a presidente de júri mais jovem desde 1966, quando Sophia Loren comandou a cerimônia aos 31 anos, e a primeira mulher americana a presidir o quadro na história. Sob as responsabilidades do cargo, ela deve avaliar os filmes selecionados com os colegas de júri — ainda não divulgados — para entregar a Palma de Ouro. Na última década, apenas duas cineastas levaram o prêmio máximo: Justine Triet, por Anatomia de Uma Queda (2023), e Julia Ducournau, por Titane (2021).

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.