Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Dos aplausos à aposta no Oscar: a trajetória de Fernanda Torres em Veneza

Atriz é protagonista de 'Ainda Estou Aqui', drama de Walter Salles sobre o assassinato do político Rubens Paiva por militares em 1971

Por Thiago Gelli Atualizado em 2 set 2024, 12h50 - Publicado em 2 set 2024, 10h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na noite italiana de domingo, 1º de setembro, Walter Salles, Selton Mello e Fernanda Torres foram recebidos com 10 minutos de aplausos após a primeira exibição do drama Ainda Estou Aqui, filme que será a grande aposta do cinema brasileiro no mercado exterior em 2024. O furor da ovação deixou Fernanda visivelmente comovida — incapaz de segurar as lágrimas perante o público — e a alavancou não só em conversas sobre a Copa Volpi, prêmio de atuação do Festival de Veneza, como sobre o Oscar, que acontece nos Estados Unidos em março de 2025.

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Kiko Mascarenhas (@kikomascarenhas)

    As grandes expectativas advêm tanto dos aplausos quanto de críticas positivas, todas as quais destacam o talento da atriz. Inspirado na história real da família de Rubens Paiva (Selton Mello), o filme acompanha sua família a partir do começo dos anos 1970, quando a ditadura militar no Brasil vivia seus anos de chumbo. Político opositor do regime, ele chegou a se exilar na Iugoslávia na década anterior, mas retornou ao Brasil para viver ao lado da esposa e dos cinco filhos. Foi capturado por militares em janeiro de 1971, torturado e morto. Só 40 anos depois, com a Comissão de Verdade, teve sua morte oficialmente investigada e confirmada. Neste meio-tempo, sua esposa, Eunice (Fernanda Torres), travou a própria busca pela verdade, equilibrando os papéis de ativista, advogada e mãe solo.

    Repercussão internacional

    Figura central do filme, Torres foi chamada de “deslumbrante” pela revista Variety e, para o jornal britânico The Guardian, é dona de uma atuação “maravilhosa e nuançada”. A publicação Deadline foi mais direta na insinuação dos prêmios que o trabalho da atriz pode ganhar, dizendo: “Um pilar cultural do Brasil, Fernanda Torres atribui delicadeza emocional a Eunice, que denota, por meio dos sinais mais sutis, o quanto a drenou ter que sublimar a ansiedade e a raiva pelo bem da própria família. É um desempenho que deve a catapultar para a corrida do Oscar, 25 anos após a indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, pelo longa que lançou Salles, Central do Brasil“.

    Continua após a publicidade

    A atriz ainda foi elogiada pela revista The Hollywood Reporter — que também citou o histórico da família com o Oscar — e pelo site IndieWire, que a classificou como “uma das melhores atrizes de toda a América do Sul” e rememorou sua vitória como atriz no Festival de Cannes de 1986 por Eu Sei Que Vou Te Amar, de Arnaldo Jabor.

    As principais concorrentes 

    Com encerramento marcado para sábado, 7 de setembro, o Festival de Veneza de 2024 ainda conta com outros filmes muito aguardados em sua competição. Angelina Jolie, por exemplo, pode sair vitoriosa graças a Maria, no qual interpreta a soprano mais bem-sucedida da história, Maria Callas. Coringa: Delírio a Dois, por sua vez, pode dar a Copa Volpi para Lady Gaga, que interpreta uma nova versão da conhecida namorada do vilão, Arlequina — em 2019, afinal, Joaquin Phoenix foi premiado pelo filme anterior.

    Outras concorrentes de peso são Tilda Swinton e Julianne Moore, ambas protagonistas de The Room Next Door, novo melodrama de Pedro Almodóvar sobre a amizade de longa data entre uma jornalista e uma romancista. Também se destacam Nicole Kidman pelo erótico Babygirl e Felicity Jones pelo drama histórico The Brutalist.

    Continua após a publicidade

    A decisão cabe ao júri, encabeçado pela francesa Isabelle Huppert e composto pelos membros James Gray, Andrew Haigh, Agnieszka Holland, Kleber Mendonça Filho, Abderrahmane Sissako, Giuseppe Tornatore, Julia von Heinz e Zhang Ziyi. A vitória em Veneza, porém, não garantiria uma indicação ao Oscar para Fernanda Torres. Em 2023, Cailee Spaeny levou a Copa por Priscilla, mas foi esnobada pela premiação americana.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.